3 Pontos Negativos Para Se Falar Em Uma Entrevista

3 pontos negativos para se falar em uma entrevista

Saiba mais sobre como falar sobre os seus pontos fracos durante a entrevista de emprego!

Durante uma entrevista de emprego, a pergunta sobre suas fraquezas é um clássico. Por isso, conhecer os 3 pontos negativos para se falar em uma entrevista é importante. 

De fato, se sua resposta for "não tenho fraquezas que me impeçam de fazer um ótimo trabalho", as chances são de que os alarmes que o treinador tem para descrevê-lo como alguém com falta de consciência ou alguém que tem muita certeza ou incapaz de entender e aprender com seus erros sejam ativados.

Como então lidar com um problema que expõe nossas fraquezas, mas ao mesmo tempo deve dizer que você é um candidato sólido para o cargo?

Para ajudar você a entender mais sobre os 3 pontos negativos para se falar em uma entrevista, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

A importância da pergunta sobre suas fraquezas

O recurso de investigar suas fraquezas permite que o entrevistador coloque um obstáculo que lhe dê informações relevantes sobre suas habilidades ou comportamento ao enfrentar desafios profissionais.

No entanto, se você conseguir transformar o contexto a seu favor, essa pergunta pode se tornar uma oportunidade de mostrar ao treinador que você é capaz de aprender com críticas construtivas, que está disposto a mudar quando enfrenta desafios e que pode voltar atrás quando algo der errado. 

Finalmente, trata-se de apresentar suas fraquezas, mas mostrar sua capacidade de transformá-las em pontos fortes.

Como abordar a questão?

Em uma entrevista de emprego, o treinador sabe pouco ou nada sobre você. E quando se pergunta sobre suas fraquezas, o que está por trás disso é saber como você lida com as adversidades no ambiente de trabalho.

Por isso, você deve abordar a conversa de forma que suas respostas o ajudem a ganhar espaço em relação aos seus concorrentes.

Em seu trabalho de pesquisa, é importante que você revise a oferta, os requisitos e as habilidades consideradas fundamentais para o cargo, a fim de identificar possíveis deficiências que você tem que são essenciais para o cargo.

E para preparar sua resposta, pense nas limitações que você enfrentou em trabalhos anteriores. Faça uma lista dos defeitos que você é capaz de reconhecer. 

Você pode recorrer a avaliações de desempenho anteriores se as tiver e comentários ou notas de supervisores ou chefes anteriores sobre aspectos em que precisa melhorar.

DICA: Com a JobTool você pode treinar para sua entrevista de emprego de uma forma simples e fácil! Cadadastre-se agora, é grátis!

O que significa fraqueza?

Embora seja muito comum observar respostas que tentam enquadrar um traço positivo como fraquezas em uma entrevista de emprego, fraquezas significam outra coisa. 

Exemplos concretos de fraquezas são a inexperiência no manuseio de algum software ou em alguma habilidade necessária, tendência a assumir muita responsabilidade, ficar nervoso ao falar em público, hesitar em delegar tarefas, sentir-se desconfortável ao assumir riscos ou manifestar impaciência com a burocracia.

O interessante aqui é identificar e aprender a reverter esses traços, com uma abordagem positiva, que busca desenvolver capacidades para reverter essas fraquezas.

Como se aproximar deles?

Se formos solicitados a identificar uma pergunta desconfortável de uma entrevista de emprego, provavelmente aquela que pergunta sobre as fraquezas estaria na lista.

Mas sob o conceito de pensar "fora da caixa", é possível identificar nela uma enorme oportunidade de se diferenciar dos outros.

Uma vez que suas fraquezas tenham sido identificadas, você deve trabalhar para dar a elas uma perspectiva positiva. 

Um exemplo é enfatizar o positivo, evitando palavras como fracasso, que têm uma conotação negativa. Falar sobre como você é capaz de identificar seus pontos fracos e como você pode melhorar a si mesmo, também é uma maneira de resolver o problema. 

Ter aulas, trabalhar com um mentor ou participar de grupos profissionais que pensam da mesma forma a melhorar e transformar suas fraquezas em pontos fortes também são maneiras interessantes de abordar o assunto.

Aprenda a responder

Uma boa resposta pode mostrar ao recrutador que você reconhece as áreas em que precisa atualizar ou melhorar corretamente.

O mau hábito de deixar as coisas para última hora é uma fraqueza que resulta em dificuldades em cumprir os prazos estipulados. Uma abordagem positiva aqui implica uma gestão desse aspecto com o apoio de um aprendizado sobre gerenciamento de projetos e gerenciamento de tempo. 

Com isso, você poderá demonstrar concretamente como aprendeu a organizar seu tempo e gerenciá-lo para cumprir os projetos atribuídos a você. Uma característica muito poderosa que, sem dúvida, será muito bem avaliada por um seletor.

Os requisitos de uma posição também podem ser usados a seu favor para trabalhar suas fraquezas. Suponha que você não tenha fortes habilidades como editor e esteja se candidatando a um emprego como designer gráfico. 

A descrição do trabalho enfatiza a necessidade de habilidades de design e experiência com software específico, mas não menciona nada sobre criação de conteúdo. 

Então você pode construir uma resposta sobre suas fraquezas, argumentando que sempre se dedicou ao design, embora sem grande experiência com desenvolvimento de conteúdo. 

No entanto, a chave será destacar sua capacidade de aprender rapidamente para melhorar suas habilidades de escrita, se forem necessárias para o seu trabalho.

Os exemplos são vastos. 

Porém, a mecânica se torna quase um padrão, onde o exercício é sair do lugar comum, entender que é uma chance de se destacar com uma resposta que vai de um aspecto fraco do seu perfil, que você consegue identificar, trabalhar e se transformar em um ponto com potencial de melhoria.

Ou até transformá-lo em uma força pessoal e outra contribuição quando se trata de ter você em uma equipe de profissionais.

3 pontos negativos para se falar em uma entrevista

Abaixo está uma lista de algumas fraquezas e exemplos frequentes para que você possa comunicá-los em uma entrevista de emprego.

1. Autocrítica 

"Posso ser muito crítico comigo mesmo. Um padrão que notei ao longo da minha carreira é que muitas vezes sinto que poderia ter feito mais, embora objetivamente, tenha me saído bem. No início da minha carreira, isso levou à exaustão e ao diálogo interno negativo. Uma solução que implementei nos últimos três anos é celebrar minhas conquistas. Isso não só aumentou minha autoestima, mas também me ajudou a apreciar e reconhecer minha equipe e outros sistemas de suporte. "

2. Falta de confiança

"Eu sou naturalmente tímido. Recebi aulas de debate e improvisação: são úteis e isso realmente me ajudou a superar minha timidez. Aprendi habilidades práticas de debate e a compartilhar várias perspectivas. Agora, na configuração de grupo, eu sempre me envolvo em conversas com as pessoas mais silenciosas. Eu sei exatamente como eles se sentem, e as pessoas podem ser incríveis quando começam a falar. "

3. Dificuldade em fazer perguntas

"Acho que posso resolver qualquer problema sozinho. Isso funciona bem em algumas situações, mas em muitos casos, preciso da ajuda de outros para superar fatores além do meu controle. No ano passado, eu estava liderando um evento para clientes. Depois do evento que percebi minhas limitações. Eu estava tentando gerenciar tudo, desde o plano estratégico até os mínimos detalhes. Eu fiz muita autorreflexão mais tarde. Desde então, tenho treinado para dar um passo atrás e identificar pessoas ou grupos que podem ser recursos para mim."

Conclusão

Com a JobTool você pode treinar para sua entrevista de emprego de uma forma simples e fácil! Conheça agora mesmo e usufrua de muitos mais benefícios!

Gostou de saber mais sobre os 3 pontos negativos para se falar em uma entrevista? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!