Com Qual Frequência Devo Atualizar Meu Currículo?

Com qual frequência devo atualizar meu currículo?

Atualizar seu currículo regularmente é um dos maiores investimentos que você pode fazer para sua carreira

Se você for como a maioria dos profissionais (incluindo nós!), você atualiza seu currículo apenas quando começa a procurar uma nova oportunidade de trabalho. Porém existem motivos importantes para que você analise com frequência esse documento que é tão importante para a sua carreira, garantindo que, no momento certo, ele esteja pronto. 

Se o seu currículo é atualizado regularmente, você vai levar muito pouco tempo para adicionar pequenos detalhes sobre sua nova promoção, nova habilidade ou novo curso que fez quando o momento certo chegar.

Colocamos aqui os principais benefícios para você manter um currículo sempre atualizado como parte do investimento na sua carreira:

Você pode agarrar uma nova oportunidade imediatamente

Essa nova oportunidade pode aparecer quando você menos imagina. Em um evento de networking, nas suas férias, em um restaurante. Você pode encontrar alguma conexão que tenha que te ofereça uma nova vaga. Ou até mesmo na sua própria empresa, como uma promoção para um cargo mais sênior ou a chance de gerenciar um novo projeto. 

Enquanto seus colegas de trabalho levarão um tempo para encontrar e atualizar seus currículos, você já terá o documento pronto para ser enviado e ganhar tempo no processo, mostrando também que você é uma pessoa organizada, qualificada e engajada com essa nova oportunidade. 

Procurando por trabalho freelancer? Mantenha seu currículo atualizado no perfil do LinkedIn (e em outros sites especializados, como Workana por exemplo) para que potenciais recrutadores e suas conexões consigam ver; eles podem visualizar seu perfil para ver se você é a pessoa certa para entrar em um novo projeto de freelancer. 

Ou seja, ter um currículo atualizado e pronto significa que você poderá embarcar em qualquer nova oportunidade que aparecer imediatamente, economizando seu tempo, ganhando vantagem sobre os outros candidatos e já mostrando suas qualidades. Aproveite e cadastre-se gratuitamente na JobTool para ficar ainda mais fácil manter seu currículo atualizado

Você terá uma ferramenta útil para sua reunião de desempenho

Algumas empresas costumam realizar, regularmente, reuniões de desempenho com seus colaboradores, para conversar e discutir sobre a performance individual em um determinado período. Essas reuniões são feitas a cada trimestre, a cada semestre ou anualmente. 

E nessas reuniões você precisa saber e conseguir ressaltar todas as suas principais conquistas do último período, junto com suas forças e habilidades, para mostrar seu valor. Pense nessas reuniões como uma espécie de entrevista de emprego interna da sua empresa.

Se você, durante o período, manteve seu currículo sempre atualizado com suas principais conquistas, resultados, habilidades desenvolvidas, cursos e treinamentos, poderá apresentar ao seu gerente com muito mais confiança e segurança e discutir como poderá manter esse ritmo daqui pra frente. Com isso, mostrará a ele que é um profissional talentoso que agrega muito valor para a empresa. 

Mostra, de forma clara, os rumos da sua carreira

Quando você analisa sua trajetória profissional, olhando para empregos antigos e atual, consegue visualizar o que já fez, onde já esteve e planejar os seus próximos passos. Consegue enxergar erros e acertos e pensar o melhor caminho para a sua carreira, pensando sempre nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Ter um currículo atualizada auxilia bastante nesse exercícios de visualização e planejamento de carreira, o que pode ser fundamental para saber quais oportunidades ir atrás. 

Você estará pronto para todas as situações inesperadas

Em alguns momentos, apesar do nosso esforço e da nossa vontade, somos forçados a seguir um novo rumo da nossa carreira que não estávamos esperando. Demissões, afastamentos, reestruturações são algumas situações que podem acontecer com qualquer pessoa, causando um certo desespero profissional em muita gente.

Mas, se você manter o hábito de atualizar o seu currículo com frequência, poderá evitar uma parte do estresse e pânico já que não precisará correr atrás para encontrar informações de empregos antigos para criar um novo documento. Ao invés disso, poderá focar em ações que vão impactar diretamente no sucesso da sua nova busca por emprego, como contactar colegas, aplicar para novas vagas, etc.

Economiza seu tempo (e sua reputação) no longo prazo

Pense na última vez que você precisou do seu currículo e ele não estava atualizado. Quanto tempo você demorou para ir atrás das informações que precisava adicionar? Você se lembrou de todos os detalhes?

Um currículo feito de última hora com um prazo apertado pode não representar da melhor forma suas experiências e conquistas, já que não terá tempo para lembrar e colocar os detalhes que muitas vezes são muito relevantes para mostrar suas competências e habilidades. Atualizar seu currículo regularmente faz com que você adicione detalhes importantes que ainda estarão "frescos" na sua cabeça, evitando que você deixe para trás informações importantes. Também elimina tempo e esforço de ficar procurando documentos antigos para encontrar esses detalhes.

Existem diversas opiniões sobre a frequência ideal para atualizar um currículo. Uma regra básica é atualizá-lo sempre que algo importante acontecer no seu emprego ou carreira. Garante que irá incluir tudo que mostre que você é um profissional talentoso para assumir uma nova oportunidade na sua atual empresa ou em uma nova empresa.

Na maioria dos casos, você só precisa de 20 a 30 minutos para fazer essas atualizações - deixando-o tranquilo sabendo que estará pronto caso uma nova oportunidade de carreira apareça na sua frente.

Agora que estará com seu currículo atualizado, veja dicas valiosas para a sua próxima entrevista de emprego.