Como Criar Currículo em PDF com Foto?

Como criar currículo em pdf com foto?

Neste artigo explicamos o passo a passo sobre como você pode criar currículo em PDF com foto e os benefícios desse formato de arquivo

Quando você tiver terminado de criar seu currículo incrível, a sua próxima decisão será em qual formato você deve enviá-lo. Essa pergunta é um pouco mais complexa do que parece. Por mais que PDF tenha se tornado o formato padrão para currículos, existem algumas situações que irão exigir outros formatos.

Nesse artigo, nós iremos passar pelas boas práticas ao criar currículo em PDF com foto, incluindo como criar um, quando enviar e como decidir qual formato utilizar.

BENEFÍCIOS AO CRIAR CURRÍCULO EM PDF

O PDF é um dos formatos de arquivo mais utilizados para enviar currículos. Em muitos casos, a empresa irá solicitar que envie nesse formato nas instruções do processo seletivo, então irá ajudar ter uma cópia do seu currículo salvo em PDF para que você envie no formato correto.

E mesmo que a empresa não pede explicitamente para você criar currículo em PDF, existem algumas vantagens em utilizar esse formato, como:

 

Sem palavras ou frases marcadas

Em arquivos do Word ou mesmo do Google Docs, o corretor de gramática muitas vezes sublinha automaticamente alguns erros de grafia ou gramática. E em muitos casos, quando você está escrevendo sobre um tema específico utilizando uma linguagem particular, esse corretor pode não funcionar corretamente, fazendo com que apareçam erros no documento mesmo que as palavras ou frases estejam corretas. Ao criar currículo em PDF você ajuda a eliminar esses erros deixando o seu documento mais "limpo".

 

PDFs não podem ser alterados

Os recrutadores costumam abrir e analisar diversos currículos todos os dias. Nesse processo, pode acontecer do recrutador, por acidente, alterar ou excluir alguma informação do seu currículo, caso esse esteja em um formato editável, como .doc. Ao criar currículo em PDF, você garante que irá preservar o seu trabalho e evitar qualquer acidente do tipo.

 

PDFs são, geralmente, livres de vírus

Quando você enviar o seu currículo via email, geralmente é mais seguro enviar o anexo em PDF. Isso acontece pois esse formato de arquivo é mais seguro e protegido contra vírus, o que torna menos provável do seu email ser bloqueado pelo sistema de segurança digital que algumas empresas utilizam.

 

Como escolher o formato do arquivo do currículo

Como já mostrado neste artigo, existem diversos benefícios para você criar currículo em PDF. Dito isso, têm outras situações que podem exigir algum outro formato. Aqui está como decidir o formato ideal para o seu currículo:

  1. Leia o anúncio da vaga atentamente. A empresa pode ter incluído instruções sobre o formato de currículo que você deve usar.

  2. Identifique o tipo de processo seletivo da vaga. O tipo de arquivo que você escolher pode depender da forma como o processo foi estruturado.

  3. Considere entrar em contato com a empresa para ter certeza. Se não tem nenhuma instrução clara sobre o formato do arquivo na descrição da vaga, você pode entrar em contato com o contato na empresa para questionar isso. Melhor ter certeza do que enviar o arquivo errado.

  4. Use seu próprio julgamento e bom senso. Caso não existe instrução na vaga e você não consiga entrar em contato com a empresa, utilize o seu bom senso e as informações neste artigo para decidir o formato ideal para enviar

 

COMO CRIAR CURRÍCULO EM PDF

O processo exato que envolve criar currículo em PDF irá depender da onde você está fazendo. Abaixo colocamos um simples passo a passo para te ajudar a criar currículo em PDF em diferentes programas e sistemas:

 

Microsoft Word

Se você escreveu seu currículo no Microsoft Word, siga estes passos para criar o PDF:

  1. Clique em "Arquivo" no canto superior esquerdo

  2. Clique em "Salvar como" no menu que aparecer

  3. Quando a caixa abrir, clique no menu ao lado de "formato de arquivo"

  4. Escolha a opção PDF do menu

  5. Clique em "Salvar"

O arquivo em PDF que você acabou de criar será salvo na mesma pasta que o arquivo em Word está salvo.

 

Google Docs

Caso você tenha escrito o seu currículo no Google Docs, siga esses passo:

  1. Clique em "Arquivo" no canto superior esquerdo

  2. Clique em "Fazer o Download" no menu

  3. Selecione a opção "Documento PDF"

Uma versão do documento em PDF será salva na mesma pasta do seu Google Drive ou na pasta de "Downloads" do seu computador.

 

JobTool

Você também pode criar currículo em PDF com foto aqui na JobTool. Basta se cadastrar aqui, gratuitamente, utilizar nosso templates, customizar com diferentes cores, fontes e idiomas, inserir suas informações e fazer o download. O arquivo em PDF será salvo no seu computador. É muito fácil e rápido. Aproveite!

 

Agora é com você! Esperamos que com todas essas dicas para você criar currículo em PDF, você consiga decidir e enviar seu currículo no melhor formato possível.

 

Agora veja quais são os principais erros na hora de escrever o seu currículo.