Como Enviar Currículo Por E-mail: Tudo o Que Você Precisa Saber!

Como enviar currículo por e-mail: tudo o que você precisa saber!

Nesse artigo você irá saber em detalhes como enviar um currículo por e-mail de forma simples e fácil

Na era da digitalização, muitos processos são simplificados e acelerados, incluindo o processo clássico de aplicação a uma vaga de emprego. Muitas empresas e instituições hoje em dia fazem isso através de aplicativos e e-mails. Mas como enviar currículo por e-mail?

Não só você precisa de um endereço de e-mail sério, como o assunto (título) também deve ser formulado de maneira coerente. 

Você deve formular seu texto de e-mail de forma breve e concisa, mas ainda com confiança e convicção e também há muito a considerar na parte de anexos. 

Para ajudar você a entender mais sobre como enviar currículo por e-mail, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco!

Como enviar currículo por e-mail?

Preste atenção aos dados do remetente e destinatário

Use um endereço de e-mail respeitável como remetente. Hoje em dia, um novo endereço pode ser criado dentro de 5 minutos, para que você também possa criar um endereço para o processo de inscrição. 

Além da seriedade, isso também tem a vantagem de que nenhum e-mail de resposta seja perdido devido à massa de e-mails do dia a dia. Em geral, use seu nome e dispense sinônimos.

Depois de encontrar um endereço de e-mail adequado, configure sua assinatura de e-mail diretamente. Isso garante que seus detalhes completos de contato sejam fornecidos em todos os e-mails. 

Portanto, além do seu nome, sua assinatura também inclui seu endereço e número de telefone. Se você opera seu próprio site ou blog, também pode incluir esses dados em sua assinatura.

Antes de enviar seus documentos, você deve descobrir o endereço correto do destinatário e não simplesmente enviá-lo para um endereço universal. 

Se você não encontrar o que está procurando no anúncio de emprego ou na página inicial da empresa, recomendamos que você pegue o telefone e descubra através do contato direto por telefone.

Isso garante que seu e-mail não desapareça em uma caixa de correio anônima. Além disso, este procedimento mostra sua iniciativa e interesse no cargo.

Escolha um assunto de e-mail adequado

A linha de assunto não só serve ao recrutador para atribuir seus documentos, mas também dá ao seu potencial empregador uma primeira impressão de você diretamente. Portanto, você deve considerar os seguintes pontos:

  • Mantenha-se o mais curto possível.
  • Evite erros de digitação.
  • Use o título exato do trabalho do anúncio do trabalho.
  • Preencha a identificação ou o número de referência apropriado.

Exemplos

  • Requerimento de vaga para o cargo de assistente social - ID: 123456
  • Aplicação como desenhista técnico na área de escritórios - Ref: 78910

Se você se candidatar por sua própria iniciativa, deve mencionar a palavra "inscrição não solicitada" e a descrição do trabalho no assunto. 

Formular um texto de e-mail significativo

Seu texto de e-mail significativo forma o coração da sua inscrição por e-mail, pois é lido antes de seus documentos reais, ou pode até decidir se o recrutador abre seus documentos. 

Seu texto de e-mail é definitivamente diferente da sua carta de apresentação normal e consiste apenas em aproximadamente 4 - 6 linhas.

Apesar da brevidade, você deve se certificar de formular o texto de forma objetiva e livre de erros e de aderir às formalidades necessárias. Para lhe dar uma impressão aproximada, trouxemos alguns exemplos.

Exemplo 1

Querida Sra. X,

Com grande entusiasmo, li seu anúncio de emprego ID - 12345. No anexo a este e-mail, você encontrará meus documentos de inscrição.

Fico feliz em responder a quaisquer perguntas que você possa ter e estou ansioso para falar mais sobre em uma conversa pessoa.

Atenciosamente, Y

 

Exemplo 2

Caro Sr. X,

Em anexo você receberá minha inscrição para a vaga que você anunciou como assistente social. Consulte meus documentos detalhados de inscrição para saber por que sou exatamente o candidato certo para esta posição e por que posso apoiá-lo de maneira ideal com meus muitos anos de experiência profissional.

Estou ansioso para conhecê-lo em uma entrevista pessoal.

Atenciosamente, Y

Projete o anexo do seu e-mail corretamente

Anexado ao e-mail, você precisa colocar alguns documentos importantes:

  • Currículo 
  • Carta de apresentação
  • Carta de motivação ("Terceira página")
  • Certificados
  • Outras referências

Ao contrário da entrega física, no entanto, você não deve anexar cada arquivo individualmente. Baixar todos os documentos juntos não é apenas mais fácil para o seu futuro recrutador, mas também evita que partes de seus documentos sejam retiradas do contexto.

Verifique seu e-mail antes de enviar

Antes de clicar no botão enviar, você deve revisar cuidadosamente seus documentos de inscrição novamente. 

Isso evita que você envie o e-mail com erros de digitação que podem acontecer durante o processo de escrita. Além disso, você pode verificar se uma outra palavra não está fora de contexto. 

Lembre-se, erros podem custar sua inscrição à uma vaga de emprego. 

Quanto tempo devo esperar pelo feedback antes de perguntar?

Dependendo do tamanho da empresa e do número de candidatos, o tempo para receber feedback pode variar. Uma resposta universal a esta pergunta, portanto, não existe. 

No entanto, se você não recebeu uma resposta 3 semanas após o prazo final, pode perguntar com a consciência limpa. 

Faça seu currículo de forma simples

Se você está com dificuldades para fazer um bom currículo, a nossa plataforma Jobtool pode ajudar você! Com uma ferramenta de criação de currículos, você poderá fazer o seu em apenas alguns minutos.

O melhor? Contamos com a inteligência artificial para fornecer dicas que sejam relevantes e que ajudem a melhorar o seu currículo. 

Gostou de saber mais sobre como enviar currículo por e-mail? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!