Como Montar Um Currículo: 20 Dicas Relevantes

Como montar um currículo: 20 dicas relevantes

Descubra 20 dicas incríveis para você montar um currículo de sucesso!

Muitas pessoas embarcam na realização de seu currículo com muita pressa. Tenha cuidado, pressa muitas vezes não é sinônimo de sucesso. Mas como montar um currículo?

A produção de um currículo requer alguma reflexão sobre nós mesmos, quem somos e o que estamos procurando. 

Para ajudar você a entender mais sobre como montar um currículo, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco!

O que é um Curriculum Vitae?

Quando você se pergunta a pergunta " como montar um currículo ", primeiro é importante entender o que é um currículo. 

O CV é um documento que apresenta as principais etapas da sua vida profissional e pessoal. É composto por diferentes partes: "Informações pessoais (contato)", "Habilidades", "Experiências Profissionais", "Treinamento (Estudos)" e "Interesses".

Um currículo de qualidade deve refletir sua personalidade e atrair a atenção do recrutador. Você deve saber que um recrutador gasta cerca de 5 a 15 segundos em cada currículo antes de fazer uma primeira seleção. 

Portanto, você deve conseguir convencê-lo neste período de tempo, a fim de esperar ser convocado para a famosa entrevista. 

Seu Curriculum Vitae deve "vender" você. Ele deve respeitar certas regras de apresentação, ser claro e transmitir a mensagem que você deseja transmitir aos recrutadores.

Como montar um currículo?

Suas informações pessoais (contato)

Essas informações devem estar no topo do seu currículo, elas dão início ao seu currículo. Nesta seção devem estar todas as suas informações, como:

  • Nome e sobrenome
  • Endereço
  • Telefones (celular e fixo)
  • E-mail
  • Idade
  • Foto (altamente recomendado)

Suas habilidades

Inclua nesta seção todas as informações que constituem a força da sua candidatura e podem atrair a atenção do recrutador. Escreva frases curtas de maneira estratégica, porque elas servirão para você se destacar dos outros candidatos (idiomas, softwares dominados, etc.).

Sua experiência profissional

Liste aqui os empregos, estágios, etc. realizados nos últimos anos. Se você tem muitas experiências profissionais, mantenha apenas as mais relevantes para a posição que está procurando.

Para cada cargo/estágio realizado, não se esqueça de mencionar: o nome da empresa, o período durante o qual você ocupou esse cargo, o nome do cargo ocupado, as missões realizadas e os resultados obtidos.

Seus estudos e/ou treinamento

Nesta parte do currículo, você deve especificar os diferentes estudos e/ou treinamentos que realizou: escolas, universidades..., diplomas e outros treinamentos obtidos.

Seus interesses

Esta seção deve estar localizada na parte inferior do currículo. Você deve especificar suas atividades de lazer, esportes e/ou atividades associativas, suas viagens, etc. 

Esta parte visa mostrar seu envolvimento em atividades diferentes da do trabalho e, assim, revelar suas paixões e afinidades.

Links para suas redes sociais e sites

Esta seção é opcional e depende da posição desejada.

Se você trabalha com comunicação, jornalismo ou design, isso pode realmente fazer a diferença. Você deve incluir links para seus perfis profissionais, como Linkedin, Twitter ou Tumblr. 

Você também pode adicionar links para seus sites se tiver um blog ou um site que reúna suas criações. Esta é uma boa maneira de fornecer provas das habilidades que você atesta.

Basicamente é com essas informações que você monta seu currículo. Felizmente, hoje em dia, não é mais necessário se preocupar em como montar um currículo. 

Nossa plataforma, a Jobtool, contém uma ferramenta muito dinâmica que irá lhe ajudar na hora da montagem do seu currículo. Com modelos prontos, tudo o que você precisa fazer é acrescentar as informações e escolher um tema. 

Pronto, em poucos minutos você tem um currículo totalmente profissional! Clique aqui para saber mais!

20 dicas para saber como montar um currículo de sucesso

1. Mostre suas habilidades e experiência

É importante em seu currículo destacar suas principais habilidades e experiências. Se você tem muita experiência profissional, lembre-se de focar nas mais recentes e nas mais relacionadas à posição que você está procurando. 

Pense nas habilidades que o recrutador provavelmente procuraria para essa posição e tente transcrevê-las nas diferentes seções do seu Curriculum Vitae.

Lembre-se de que os recrutadores recebem centenas de currículos. Eles levarão apenas alguns minutos para ler o seu. 

Por isso, é importante que as principais informações sejam destacadas. Quanto mais fácil você tornar a vida para o recrutador, mais grato ele será por você. Também é importante adaptar seu currículo para cada oferta de emprego solicitada.

2. Tenha um currículo diferenciador

Seu Curriculum Vitae deve ser diferente dos outros, tanto em seu design quanto em seu conteúdo. Para começar, considere usar um de nossos modelos de CV que você encontrará em nosso site.

Ter um Curriculum Vitae original permitirá que você atraia a atenção do recrutador e destaque seu conteúdo. Qualquer bom currículo deve ser único e representativo da personalidade de seu proprietário.

Adicionar links para o seu blog pessoal, um código QR para um vídeo ou para o seu portfólio, também pode ser uma forma de se diferenciar de outros candidatos. Portanto, não hesite em usar seu currículo para adicionar esses elementos que podem fazer a diferença.

3. 1CV = 1página

Como regra geral, um currículo deve ser composto por uma única página. Apenas em alguns casos um currículo de 2 páginas será tolerado: muitas experiências profissionais, setor profissional específico, etc. 

Se você tem pouca experiência profissional ou é um estudante, um currículo de página única será altamente recomendado.

Criar um currículo em uma única página evita afogar o recrutador sob um afluxo de informações. Também será necessário selecionar cuidadosamente as informações a serem incluídas no seu currículo, ou seja, aquela que irá destacar o seu perfil. 

Em suma, coloque os pontos essenciais no seu currículo e guarde os detalhes para a entrevista.

4. Liste suas experiências profissionais

Deve conter o nome da empresa, o setor de atividade, a data de início e término do contrato, o cargo ocupado, as tarefas realizadas, os resultados obtidos, o número de pessoas que estavam sob sua responsabilidade, etc.

Essa lista de experiências não precisa ser necessariamente exaustiva: é melhor indicar apenas as experiências que lhe parecem significativas em relação à posição que você deseja.

5. Especifique para cada cargo ocupado, as missões e tarefas realizadas

Isso permitirá que o recrutador tenha uma ideia melhor de todas as habilidades e conhecimentos que você conseguiu colocar em prática durante suas últimas experiências profissionais. 

Descreva as principais tarefas realizadas, bem como os resultados obtidos. É melhor anotar essas informações na forma de "pontos-chave". Além disso, seja preciso e conciso, mantenha os detalhes para entrevista.

6. Seja honesto

Mentir no seu currículo é possível, mas mais cedo ou mais tarde isso vai ser descoberto. Tenha em mente que tudo o que você menciona em seu currículo pode ser objeto de perguntas do recrutador. 

O que, no final, pode fazer você cair em sua própria armadilha. Ser honesto continua sendo o melhor conselho para fazer um currículo.

7. Aceite críticas

Não hesite em mostrar seu Curriculum Vitae a várias pessoas (amigos, parentes, familiares...) para coletar suas críticas, com o objetivo de melhorá-lo. 

Em particular, eles poderão verificar se você não cometeu um erro ortográfico ou de sintaxe no seu currículo.

8. Especifique o nível de suas habilidades

Especificar seu nível no idioma (espanhol, inglês...), ciência da computação (Word, Excel, Photoshop...), etc. permitirá que o recrutador tenha melhor visibilidade de suas habilidades. Esses elementos podem marcar a diferença em relação a outros candidatos.

9. Informação de contato

Inclua todas as informações de contato em seu currículo através das quais o recrutador pode entrar em contato com você. 

Quanto mais houver, melhor (e-mail, telefone, Skype, LinkedIn...). No entanto, evite vincular suas redes sociais não profissionais, especialmente se elas contiverem informações que você não deseja compartilhar com seu recrutador.

10. Fácil de ler

O seu currículo deve ser, antes de mais nada, fácil de ler. Não estamos dizendo que você precisa economizar nas palavras, mas, ao mesmo tempo, depois de lê-lo, deve deixar uma imagem definitiva de quem somos e de onde viemos. 

Seu currículo deve ter uma estrutura simples e contemplar todos os pontos que são necessários para que o recrutador lhe avalie da maneira adequada.

11. Linguagem simples e frases curtas

Novamente, para tornar a leitura do seu currículo mais fácil, use frases curtas. Dessa forma, as informações estarão escritas de forma fácil de entender.

12. Adicione uma carta de apresentação

Para colocar as chances ao seu lado, crie também uma carta de apresentação. Dessa forma, mais informações sobre você e suas experiências serão passadas para o recrutador. 

13. Estruturado em várias categorias

Para tornar a leitura mais fluida, é essencial dividir o currículo em várias categorias. Dessa forma, o recrutador sabe exatamente para onde olhar para buscar determinada informação.

14. Escolha uma fotografia apropriada

Se você resolver adicionar uma fotografia, é essencial que essa seja de qualidade e que seja totalmente profissional.

Aqui, não é recomendado usar fotos de viagens ou selfie. Considere contratar um fotógrafo para tirar uma boa foto para o seu currículo e passar a melhor imagem possível.

15. Conte seus sucessos o máximo possível

É fácil dizer que brilhamos em nossas últimas responsabilidades, mas é mais gratificante fornecer provas. Números, porcentagens, fatos notórios são informações estratégicas que confirmam seus sucessos. 

Eles permitem que o recrutador entenda melhor o seu perfil e tenha uma ideia de suas habilidades intrínsecas. 

16. Destaque-se de outros candidatos

A apresentação do seu currículo certamente pode fazer a diferença, em termos de detalhes gráficos, mas quando se trata de substância, são pequenos detalhes que o diferenciam de seus concorrentes. 

Uma experiência associativa, participação em uma sessão MOOC, alguns certificados ou certificados de treinamento obtidos aqui e ali, também são muito apreciados pelos recrutadores.

17. Inserir palavras-chave

Fazer referência ao seu currículo inserindo palavras-chave estratégicas é a chave para aumentar sua visibilidade, especialmente em redes sociais profissionais. 

Para saber quais palavras usar, dê uma olhada nos perfis dos profissionais do seu segmento e descubra quais são mais comuns. Sinta-se à vontade para mostrar sua experiência em seu campo usando jargões específicos.

18. Use verbos de ação

Em vez de tentar dar corpo ao currículo com vários adjetivos e superlativos que, lembre-se, não são muito apreciados pelos recrutadores, considere usar verbos de ação fortes em seu currículo para mostrar seu know-how e disponibilidade imediata.

Por exemplo, para um design de um currículo assistente administrativo, o candidato pode valorizar seu currículo com expressões como: organizar, preparar, projetar, processar.

19. Não minta!

Às vezes, os candidatos tendem a inflar o currículo, a acrescentar habilidades e competências. E os recrutadores sabem disso. 

Por isso, além de irem atrás de provas, eles farão prazer de te fazer falhar na entrevista. Por isso, nunca, em hipótese alguma, minta em seu currículo. 

20. Evite repetir as mesmas informações

O currículo é um exercício de concisão, e é por isso que deve ser bastante claro e conciso. Não há necessidade de alongar seu currículo repetindo as mesmas informações, especialmente se você mencionou isso de antemão em uma carta de apresentação. 

Você só tem uma ou duas páginas e alguns segundos de atenção antes que o leitor passe para outro currículo.

Conclusão

Não faça mil cópias de um único currículo e distribua por ai. Defina quais cargos você deseja e crie diferentes currículos para cada cargo, porque é melhor mirar do que atirar no ar. 

Não apresente fotocópias, porque elas mostram um certo desdém, mas originais. Sempre que puder, anexe uma carta de apresentação dirigida à empresa ou responsável pela seleção.

Seu objetivo é conseguir uma entrevista de emprego, então cuide do design e evite erros ortográficos a todo custo. Além disso, não se esqueça de que um mentiroso é pego mais cedo ou mais tarde, então não minta para conseguir a entrevista.

Gostou de saber como montar um currículo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!