Como Saber Se Você Foi Bem Na Entrevista? Procure Por Estes 5 Sinais

Como saber se você foi bem na entrevista? procure por estes 5 sinais

Sempre quando saímos de uma entrevista ficamos pensando sobre o nosso desempenho. Por isso detalhamos 5 sinais que podem te ajudar a ter uma resposta.

Você acabou de sair de uma entrevista e fica pensando: será que eu fui bem?

Às vezes fica óbvio quando o recrutador gostou bastante de você. Outras vezes, você sente que não é o candidato que a empresa está procurando para aquela vaga. Mas, na maioria dos casos, sempre fica essa dúvida no ar.

Mesmo que não existam regras para isso, você pode olhar por alguns sinais indicativos que podem mostrar mais sobre o seu desempenho:

 

1. O recrutador fez várias perguntas sobre cenários específicos

Se o recrutador fez perguntas específicas sobre como você reagiria em determinadas situações daquela vaga/função, é um bom sinal.

Perguntas sobre suas habilidades comportamentais, que usam cenários ou que pegam sua opinião sobre alguma situação do negócio da empresa em si também podem ser ótimos sinais de que o recrutador está tentando te visualizar naquela função.

 

2. A conversa fluiu

Outro sinal de que sua entrevista foi boa? A conversa fluiu e não "travou". 

Se você conseguiu manter um diálogo aberto com o recrutador, onde uma resposta emendou na próxima pergunta e vocês conversaram sobre diversos temas de forma contínua, quer dizer que você teve um bom desempenho na entrevista. Isso porque o recrutador irá sair da entrevista com uma sensação boa sobre você, aquela sensação de que a hora passou rápido sem ele perceber. E essa sensação é importante pois mostra a ele que você foi capaz de responder a todas as perguntas de uma forma clara e fluida, sem ficar engessada. 

Lembre-se: a pessoa que está te entrevistando pode ser o seu chefe ou colega, portanto será um "plus" você ter se dado bem com ela com uma boa conversa.

 

3. O recrutador mostrou interesse em você conhecer o time e a empresa (fisicamente)

Se, após a entrevista, o recrutador te levou para fazer um tour na empresa e conhecer os diferentes setores, quer dizer que ele quer que você se imagine trabalhando lá e também que te enxergou como uma ótima candidata. Se você tivesse ido mal na entrevista, ele com certeza não "perderia tempo" fazendo esse tour com você. 

E se o recrutador te apresentou para outros membros da equipe e potenciais colegas, é outro sinal de que você teve um ótimo desempenho. Mais uma vez, ele não perderia o tempo nem criaria expectativa nas outras pessoas fazendo essa apresentação. 

 

4. A entrevista durou mais do que estava previsto na agenda

Uma entrevista que dura mais do que estava previsto anteriormente, mostra que, assim como no ponto 2 acima, a conversa fluiu e você e o recrutador se "deram bem" e que ele quis conhecer mais sobre você. 

Nessas situações, temos que sempre pensar no caso contrário: se você tivesse tido um desempenho ruim, o recrutador ia querer ficar tanto tempo assim conversando com você e fazendo mais e mais perguntas? Com certeza não.

Mas claro que se a sua entrevista durou o tempo previamente combinado, não se preocupe. Algumas empresas possuem regras mais restritas e podem ter agendado outros candidatos após o seu horário. 

 

5. O recrutador pergunta quando você conseguiria iniciar na nova vaga

Se o recrutador não gostou de você, ele não estaria pensando na parte "logística" e de disponibilidade para saber quando poderia contar com você. 

Claro que muitas empresas acabam fazendo essa pergunta como sendo parte do roteiro padrão da entrevista. Por isso é importante prestar atenção na entonação e na forma como o recrutador irá fazer essa pergunta (e, em alguns casos, em como ele irá reagir de acordo com a sua resposta). 

 

Obviamente que cada empresa e recrutador se comportam de maneiras diferentes. Mesmo que nenhum desses sinais representem 100% de chance de você ser contratada, eles servem como um indicativo sobre o seu desempenho. 

Agora veja como treinar para a sua próxima entrevista de emprego.