Como Se Comportar Em Uma Entrevista de Emprego

Como se comportar em uma entrevista de emprego

Descubra nesse artigo várias dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego

As entrevistas de emprego têm a intenção de permitir que um potencial empregador discuta com um candidato pessoalmente e avalie se ele seria um bom funcionário para a empresa. Mas como se comportar em uma entrevista de emprego?

De fato, é importante causar uma boa primeira impressão para conseguir a vaga. 

Para ajudar você a entender mais sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

Como se comportar em uma entrevista de emprego? 

Escolha roupas apropriadas

É geralmente aceito que você deve comparecer a uma entrevista de emprego de vestimenta formal, mas nem sempre essa é a escolha certa. O certo é escolher roupas que melhor reflitam a empresa.

Se você não tem ideia de qual código de vestimenta é aceito na empresa, observe as pessoas que saem do escritório para ter uma ideia de como se vestem.

É melhor escolher uma roupa formal em caso de dúvida. Você pode se sentir desconfortável se entrar de gravata caso os empregadores usem jeans, mas pelo menos isso não causará uma má impressão.

Mantenha uma aparência limpa e profissional

Mesmo que a empresa permita que roupas casuais sejam usadas, não se esqueça de vestir roupas limpas e passadas. Não use jeans, camiseta estampada ou roupas usadas ou rasgadas para ir a uma entrevista.

Use roupas que se encaixem em você como uma luva. Em suma, não coloque roupas muito apertadas ou curtas que você deve ajustar o tempo todo.

Organize-se com antecedência

Gerentes de contratação estão procurando candidatos bem treinados para preencher seus cargos. Demonstre que você é o candidato ideal reunindo todos os documentos necessários e realizando pesquisas aprofundadas sobre a empresa.

Leve pelo menos duas cópias do seu currículo, bem como cópias de outros documentos que você enviou para a empresa. 

Por exemplo, se você está se candidatando a uma posição de designer gráfico, talvez seja necessário trazer cópias do seu portfólio para mostrar exemplos do seu trabalho anterior.

Mantenha contato visual

O contato visual é uma maneira confiável de mostrar que você é autoconfiante durante uma conversa. Se você tiver problemas para olhar as pessoas nos olhos, pode treinar com antecedência com um amigo ou parente antes da entrevista.

O contato visual é muito importante, mas você não precisa olhar fixamente para a pessoa. Você pode ocasionalmente dar uma olhada na mesa para quebrar o contato visual.

Tenha cuidado para não olhar para o relógio, porta ou janela. Se o fizer, você pode dar a impressão de estar entediado ou querer estar em outro lugar.

Faça uma pausa antes de responder

Assim que o entrevistador fizer uma pergunta, dedique alguns segundos para pensar antes de responder. Isso permite que você pense cuidadosamente sobre a pergunta e forneça uma resposta razoável, em vez de dar uma resposta sem sentido.

Evite usar tiques de linguagem. Se você usar essas expressões com muita frequência, o entrevistador não ouvirá nada do que você disser.

Antes da entrevista, converse com seus amigos e familiares para descobrir se você tem tiques de linguagem para controlar. Eles vão te dizer! Por exemplo, talvez você diga “por exemplo” com muita frequência.

Prepare-se para responder a perguntas gerais

Há uma série de perguntas fundamentais que quase todos os entrevistadores fazem aos candidatos, independentemente do setor ou da posição para a qual você está sendo entrevistado. Prepare algumas respostas para essas perguntas.

Por exemplo, os entrevistadores geralmente pedem aos candidatos que listem seus pontos fortes e fracos. Em suma, você não pode descrever seus pontos fortes por um longo tempo e, em seguida, listar brevemente os pontos fracos.

Ao discutir suas fraquezas, seja honesto e dê exemplos concretos de suas tentativas de superá-las. 

Se você deseja treinar respostas para essas perguntas comuns, não hesite em usar nossa plataforma JobTool. Possuímos essa ferramenta exclusiva e muitas outras para lhe ajudar a se sair bem na entrevista de emprego. 

Responda às perguntas de forma clara e breve

Responda cada pergunta diretamente e não forneça mais informações do que lhe são feitas. Se você tem pensamentos confusos, tente não se afastar do assunto.

Se uma pergunta o desestabiliza, não tenha medo de dizer. Apenas certifique-se de que esta não é uma pergunta clássica que geralmente é feita durante as entrevistas, caso contrário, a pessoa de contato acreditará que você não está pronto.

Evite falar demais sobre sua vida, crenças ou hobbies, a menos, é claro, que o entrevistador peça especificamente que você o faça.

Procure esclarecer questões confusas

Se lhe for feita uma pergunta que você não entende bem, não improvise e responda de acordo com sua opinião. É preferível pedir esclarecimentos para responder adequadamente às perguntas.

Por exemplo, para começar, você pode dizer o que entendeu da pergunta. Se o entrevistador confirmar que seu raciocínio está correto, você pode continuar. Se você estiver errado, ele certamente irá lhe explicar.

Não se esqueça de agradecer a ele pelo esclarecimento antes de continuar.

Use gestos manuais 

Gestos nos fazem parecer mais seguros sobre nós mesmos e nossas palavras. Se você fizer gestos com as mãos, também dá a impressão de que você está enérgico e entusiasmado em aproveitar essa oportunidade.

No entanto, não exagere e não seja muito enfático. Você não deve dar a impressão de tentar dominar ou intimidar o entrevistador. Além disso, nunca invada o espaço pessoal do seu interlocutor.

Mantenha-se positivo

O entrevistador provavelmente lhe fará perguntas sobre seus ex-empregadores ou as experiências negativas que você teve. Prepare suas respostas de acordo e tenha cuidado para não dizer nada negativo ou crítico sobre seus ex-empregadores ou colegas.

Se você prestar muita atenção aos aspectos negativos, o entrevistador pode simplesmente acreditar que você tem uma personalidade difícil no trabalho ou que não gosta de críticas.

Fale sobre as lições que você aprendeu com essa experiência e como isso fez de você um funcionário melhor.

Dê exemplos concretos

O entrevistador pode fazer perguntas bastante vagas ou gerais, mas espera que você as responda com detalhes. Em vez de se descrever usando frases abstratas, tente dar exemplos concretos.

Quanto mais detalhes específicos você fornecer, melhor será o exemplo. Pense em termos de números e estatísticas. Por exemplo, é melhor dizer que você aumentou as vendas em 25% do que simplesmente dizer que conseguiu aumentar as vendas.

Não minta ou exagere seus sucessos. Se você não se lembra de detalhes específicos, confesse ou explique brevemente o porquê.

Faça perguntas inteligentes

Ao final da entrevista, o entrevistador certamente perguntará se você tem alguma pergunta a ele e você já deve ter formulado perguntas com base em sua pesquisa. Mas não espere até os últimos minutos para fazer perguntas ao entrevistador.

Tente usar a seguinte tática: após cada resposta, faça uma pergunta semelhante à feita pelo entrevistador. Essa abordagem não só permitirá que você relaxe por um minuto, mas também crie uma boa atmosfera durante a entrevista de emprego.

Por exemplo, se lhe for feita uma pergunta sobre seus pontos fortes, você pode fazer esta pergunta em troca: quais qualidades você considera mais úteis para esta posição?

Gostou de saber mais sobre como se comportar em uma entrevista de emprego? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!