Como Se Sair Bem Em Uma Entrevista de Emprego

Como se sair bem em uma entrevista de emprego

Saiba como se sair bem na sua próxima entrevista de emprego!

Você tem uma entrevista de emprego marcada? Para evitar pânico há apenas uma solução: prepare-se para saber como se sair bem em uma entrevista de emprego.

Para ajudar você a entender mais sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

Como se sair bem em uma entrevista de emprego? 

"O mais importante é ser natural." À medida que se aproxima a sua entrevista, é isso que lhe dizem para te acalmar. Então, devemos ir para entrevista de "mãos no bolso"?

Certamente não porque, para uma entrevista de recrutamento, ser natural e credível requer um verdadeiro trabalho preparatório. Ou seja, aprender a falar sobre você, seu histórico e seu projeto, de acordo com as expectativas do recrutador.

Abaixo estão algumas dicas que podem lhe ajudar a entender como se sair bem em uma entrevista de emprego.

Seja pontual

O que muitos candidatos não sabem é que os recrutadores querem receber uma primeira impressão positiva. Para isso, você pode simplesmente chegar no horário combinado. Isso dará a impressão que você é profissional e realmente deseja a vaga de emprego. 

Procure o endereço e a melhor rota para chegar no local da entrevista no dia anterior. 

No dia marcado para a entrevista, adiante-se ao tempo previsto para antecipar engarrafamentos, atrasos na rede de ônibus ou qualquer obstáculo que possa atrapalhar.

Cuide da sua apresentação

Você nunca tem uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão. Por isso, lembre-se também de usar uma roupa adaptada para a entrevista de emprego, o que vai destacar o seu profissionalismo. 

Se sua entrevista for presencial, não hesite em adotar os códigos de vestimenta da empresa para aumentar o seu envolvimento.

Domine sua atitude

De fato, quando você começa a entrevista de emprego, os recrutadores não escutam apenas as palavras que você diz, eles prestam atenção ao seu comportamento. Elementos como seus gestões ou expressões faciais contam muito.

Sua expressão corporal dará uma primeira ideia de sua personalidade. Então cuide da sua atitude: um olhar reto e um aperto de mão breve, mas firme, demonstrarão uma certa confiabilidade.

Conheça a empresa ao seu alcance

Tirar um tempo para aprender mais sobre a empresa à qual você está se candidatando é a chave para uma entrevista bem-sucedida. Além de visitar seu site e redes sociais, é essencial revisar a descrição da vaga. 

Curiosamente, 80% das pessoas não releem a descrição da vaga antes de ir à entrevista e os empregadores podem perceber isso muito facilmente. 

Também é aconselhável usar o LinkedIn para obter mais informações sobre os recrutadores e ter uma melhor compreensão de sua formação acadêmica e profissional. 

Se você já tem o nome do recrutador, leva dois minutos no LinkedIn para ver o que ele fez e ver se vocês possuem algo em comum para facilitar a discussão. 

Para uma empresa de grande porte, também é interessante fazer uma pesquisa na internet para ver se artigos sobre a empresa já foram publicados na mídia ou em blogs.

Deixe sua curiosidade se expressar

Além das perguntas sobre salário e benefícios, o candidato pode questionar bastante ao seu interlocutor sobre o ambiente de trabalho, as pessoas que compõem a equipe, os desafios da empresa a médio e longo prazo e os relacionados ao cargo.

A menos que o recrutador tenha passado grande parte do tempo explicando a natureza do cargo e sua empresa, é muito inadequado não fazer perguntas no final de sua entrevista.

O candidato não deve hesitar em preparar algumas perguntas-chave com antecedência que podem ser facilmente feitas, independentemente do contexto da entrevista.

Destaque-se por suas respostas

Atualmente, a maioria dos recrutadores faz perguntas comportamentais que visam fazer com que o candidato explique sua atitude em um momento específico, como quando se depara com uma situação estressante, ou para entender melhor a conduta de sua equipe. 

No entanto, muitos recrutadores continuam a fazer perguntas tradicionais, como a que diz respeito a pontos fortes e fracos. 

Você tem que esperar e se preparar para isso! É bom pensar de antemão em fraquezas que são mais técnicas e menos pessoais, e que podem ser melhoradas mais facilmente, como o uso do Excel ou outro software de computador. 

A famosa frase "Sou perfeccionista demais", os empregadores estão acostumados e não conseguem mais ouvir. Por isso, seja um pouco mais original para se sair bem na entrevista de emprego. 

Não se comprometa com o que não pode ser mantido

Ao se candidatar, é necessário alinhar as necessidades do cargo com as habilidades e desejos do candidato, como um alinhamento entre oferta e demanda. 

Entre os perfis dos candidatos, encontramos aquele que está procurando um emprego na área, aquele que está pronto para trabalhar a qualquer preço e aquele que está em busca de desafios.

 

De fato, se você não quiser viajar, não adianta mentir em uma entrevista e dizer que você pode viajar. Você precisa entender que não pode se comprometer com algo só para conseguir a vaga. 

Para evitar a rescisão prematura do contrato de trabalho, o candidato deve se concentrar em ofertas de emprego que realmente correspondam ao que está procurando, de acordo com seus valores e necessidades pessoais.

Posicione-se como uma solução para a empresa

Em muitos casos, a busca por emprego não é um prazer. Para não parecer como candidato a emprego comum, você deve mudar suas perspectivas e adotar a atitude de uma pessoa que quer resolver problemas e age como tal. 

Você não vai pedir um emprego, você vai oferecer soluções. Em outras palavras, não implore por um emprego.

Para maximizar suas chances, o candidato deve, portanto, mudar sua maneira de pensar e se apresentar em uma posição de igualdade com seu interlocutor, em vez de inferioridade.

Cuide da sua saída

Ao final da entrevista, confirme seu interesse na vaga a ser preenchida, abordando os tópicos do ambiente de trabalho, possível treinamento interno, possível evolução dentro da empresa, etc. 

Não faça perguntas que você já sabe a resposta ou que pode encontrar a resposta facilmente na internet, mas também perguntas sobre licença ou outros benefícios relacionados ao contrato, que você pode discutir mais tarde no processo de recrutamento, se ele evoluir favoravelmente. 

Além disso, aproveite para perguntar qual será o próximo passo da entrevista de emprego se sua candidatura for selecionada. Ao sair, não se esqueça de agradecer ao seu interlocutor.

Por fim, tenha em mente que uma entrevista de emprego não é uma via de mão única! O recrutador à sua frente tem todo o interesse em causar uma boa impressão em você se ele quiser que você se junte à equipe dele.

Prepara-se da maneira correta!

Com a nossa plataforma JobTool você pode se preparar da forma certa para a sua entrevista de emprego. De fato, muitas pessoas já obtiveram sucesso ao usar nossas ferramentas especialmente preparadas para esse fim.

Clique aqui e conheça agora mesmo!

Gostou de saber mais sobre como se sair bem em uma entrevista de emprego? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!