Como Treinar Para Uma Entrevista de Emprego

Como treinar para uma entrevista de emprego

Dicas e passos a seguir para você conseguir treinar e se preparar da melhor forma para a sua próxima entrevista de emprego e conquistar a vaga dos seus sonhos.

Todos sabem que treino é uma etapa fundamental para ter sucesso em alguma coisa. Seja para um exame, prova, certificação ou competição esportiva, quanto mais treinamos, mais próximos do sucesso estamos. Mas porque geralmente não temos essa mentalidade quando se trata de uma entrevista de emprego? Se, em muitos casos, essa entrevista pode mudar nossas vidas, com a conquista de um novo emprego. Precisamos ter o hábito de encarar a entrevista de emprego como realmente algo decisivo, uma prova final, que também precisa de treino e prática. 

Por isso, a JobTool foi criada, com o objetivo de ajudar as pessoas a estarem mais preparadas para seus grandes desafios. E por isso que escrevemos esse artigo, para ajudá-lo a saber como deve ser feito esse treino e quais os passos a seguir:

 

PESQUISAR SOBRE A EMPRESA

Antes de você começar a treinar para as perguntas em si, invista bastante tempo pesquisando sobre a empresa, sobre a vaga, os entrevistadores e o mercado no qual a empresa está inserido. Essa é uma excelente maneira de impressionar na entrevista (pois nem todo mundo faz isso) e com certeza te deixará muito mais confiante para responder às perguntas:

  • Comece pelo básico: separe um tempo para acessar e ler o site da empresa, principalmente na área que conta a história da empresa, produtos e serviços, princípios e valores, etc;

  • Dê uma olhada nas mídias sociais: começando pelo perfil da empresa no LinkedIn e passando por Facebook, Instagram e YouTube, analise como a empresa se comporta nas redes sociais, que tipo de conteúdo publica e como é a interação com o público;

  • Dá um Google: encontre artigos, notícias e publicações sobre a empresa de outras fontes para conhecer mais sobre a atuação da empresa no mercado e o que geralmente a imprensa publica e escreve sobre a empresa, seus produtos e serviços;

  • Pesquisa avaliações: comece por sites onde os funcionários e ex-funcionários avaliam a empresa, como o Glassdoor, e vá para sites gerais de avaliação de consumidores, como o próprio Google, Reclame Aqui, entre outros.

E lembre-se de anotar os principais pontos que encontrar durante a sua pesquisa. Eles serão importantes para que você pense em perguntas a fazer durante a entrevista.

 

HORA DE TREINAR

Chegou a hora do treino em si. No começo pode parecer meio estranho, mas depois você acostuma e fica mais fácil. E para ajudá-lo, colocamos aqui algumas dicas:

 

1. Prepare uma lista de perguntas e responda em voz alta

Se você sabe o tipo de entrevista que terá (padrão, técnica, resolução de casos, etc), você consegue se preparar respondendo a perguntas comuns que geralmente são feitas em entrevistas desses tipos.

Caso você não saiba qual será o tipo de entrevista, não se preocupe. Geralmente são feitas perguntas comportamentais, para conhecer mais sobre a sua personalidade e perfil profissional, e perguntas específicas da função, para conhecer mais sobre sua experiência e habilidades que serão necessárias para a vaga.

 

2. Peça para um amigo ou familiar te ajudar no treinamento

Você pode pedir para um amigo ou familiar te ajudar nesse processo. Peça para que ela ou ela te faça aquelas perguntas que você listou no item anterior e você responde como se fosse a entrevista real, seja presencial ou por vídeo. Melhor ainda se o seu amigo conseguir também te fazer alguns questionamentos extras de acordo com a resposta que você fornecer para uma determinada pergunta. Assim, poderá simular de uma maneira mais próxima do real. 

 

3. Crie o ambiente da entrevista de emprego na sua casa

Quando você for treinar para a sua entrevista, não faça isso da sua cama ou deitado no sofá. Tente criar um ambiente mais formal, com uma roupa adequada e sentado em uma mesa e cadeira. Isso te ajudará a se sentir em um cenário mais próximo do que irá encontrar na hora da entrevista, não importa se essa forma presencial ou virtual. 

 

4. Treine com a JobTool

A JobTool foi criada justamente com o objetivo de te ajudar no treinamento da sua entrevista (e da criação do seu currículo). Aqui você poderá treinar para a sua entrevista e gravar o seu vídeo para poder rever suas respostas e pedir o feedback de amigos e familiares. Possuímos uma base de dados com mais de 500 perguntas, divididas em diferentes áreas, para te ajudar a ter o treinamento mais próximo do real possível. Faça seu cadastro aqui, de graça. 

 

Treino, treino, treino. Só assim você ficará mais confiante e seguro para arrasar na hora da entrevista. Faça a sua preparação da maneira correta e fique mais próximo do seu emprego dos sonhos. E conte com a JobTool para te ajudar nessa jornada.

Agora veja o que vestir na sua próxima entrevista de emprego.