Currículo Para Baixar: Tudo o Que Você Precisa Saber!

Currículo para baixar: tudo o que você precisa saber!

Nesse artigo você entenderá como criar seu currículo profissional de uma jeito e simples com a Jobtool

Ter acesso a um currículo para baixar é um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe. Agora é muito fácil fazer seu currículo online, baixar e imprimir.

Isso tornar seu trabalho mais fácil e você pode se concentrar em coisas mais importantes, como se preparar para a entrevista, não é mesmo?

plataforma Jobtool conta com diversos que podem te ajudar na hora de criar o seu currículo, fornecendo modelos prontos, dos quais você só precisa preencher!

Para ajudar você a entender mais sobre um currículo para baixar, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco!

O que é um CV?

CV (Curriculum Vitae) em latim significa “carreira de vida”. Uma forma poética de designar "o arquivo que contém todas as informações relativas de um candidato a um cargo, seus diplomas, sua experiência profissional, etc.".

Elemento essencial em qualquer procura de emprego, o curriculum vitae deve informar o empregador sobre o seu perfil, as suas competências e os seus antecedentes. 

E perante a concorrência de muitos candidatos que se candidatam aos mesmos empregos, é importante ter um currículo atraente para se destacar da multidão e chamar a atenção dos recrutadores!

O objetivo principal do currículo é destacar suas qualidades, habilidades e pontos fortes e suavizar seus pontos fracos, tanto quanto possível. 

Na verdade, o currículo deve mostrar o melhor de sua personalidade e suas habilidades para aparecer como o candidato ideal aos olhos dos recrutadores! Deve, portanto, apresentar uma imagem positiva.

É claro que não existe uma "lei" que exija que você tenha um currículo, mas conseguir um emprego sem ter um é quase impossível! Mesmo que alguém o recomende a um recrutador, por exemplo, eles provavelmente pedirão seu currículo para ter uma ideia de sua experiência e habilidades. 

Ter um currículo é, portanto, absolutamente essencial! Lembre-se também de manter seu currículo atualizado para que contenha sempre suas mais recentes experiências profissionais ou treinamentos. 

Por isso, é importante relê-lo sempre antes de enviá-lo a um recrutador, para ter certeza de que não se esqueceu de nada!

O que colocar em um currículo?

Estado civil e detalhes de contato

Nome, cidade, número de telefone e endereço de e-mail são informações essenciais para qualquer currículo. Você pode então optar por adicionar ou não uma foto, mencionar sua data de nascimento, sua carteira de habilitação, seu estado civil, sua nacionalidade ou suas redes sociais.

Resumo pessoal

Adicionar um pequeno texto para se apresentar nem sempre é sistemático, mas é uma boa forma de adicionar um toque pessoal ao seu currículo! 

O resumo pessoal de um CV consiste em resumir em poucas palavras ou frases quem você é e quais são suas habilidades e objetivos, para se apresentar aos empregadores. 

Desta forma, adiciona um toque pessoal ao seu currículo e permite que os recrutadores saibam imediatamente qual a posição que procura ou quais são os seus pontos fortes. 

Esse tipo de introdução deve ser atraente, para que os recrutadores queiram saber mais sobre você e ler o seu currículo na íntegra! Portanto, é preferível privilegiar um gancho curto que atenda ao perfil procurado pelo empregador.

Formação

Suas áreas de formação, seus estudos e seus diplomas são elementos absolutamente essenciais para a elaboração do seu currículo. 

Com efeito, esta informação, juntamente com a sua experiência profissional, é uma das mais importantes para os recrutadores, pois permite-lhes saber onde e como foi formado, o seu nível de qualificação e em que domínio (s) é competente. 

O nível de qualificação também pode impactar a remuneração, por exemplo.

Experiência profissional

Nesta seção, conte aos recrutadores mais sobre suas experiências profissionais, sejam seus estágios ou empregos anteriores. 

Dessa forma, os recrutadores poderão ter uma ideia melhor de sua experiência e das obrigações que você assumiu durante seus empregos anteriores e, assim, aprender mais sobre suas habilidades e o que você é capaz de realizar. 

Portanto, lembre-se de dar exemplos concretos, como a publicação de um estudo, ou números se você teve bons resultados em uma empresa anterior.

Habilidades

Indicar suas habilidades e, portanto, seu know-how é um dos fundamentos de qualquer currículo. Podem ser conhecimentos de informática (Excel, Photoshop, InDesign, etc.), mas também know-how, habilidades ou atividades aprendidas ou que você domina e que podem ser desenvolvidas. 

Pode ser a capacidade de modelar modelos em 3D, por exemplo, fazer molduras ou pilotar um guindaste. De qualquer forma, essas habilidades devem permitir mostrar aos recrutadores que você é capaz de cumprir missões específicas, que o diferenciam de outros candidatos!

Línguas estrangeiras

Sem ser necessariamente bilíngue, os idiomas são um grande trunfo na busca de emprego e, portanto, devem aparecer no currículo. 

Inglês, espanhol, italiano, alemão, russo, japonês, chinês... Se o inglês é a língua mais comum, as outras línguas estrangeiras que você domina podem ser um grande trunfo para sua aplicação e permitir que você se destaque de outros candidatos.

Lembre-se de indicar o seu nível, com honestidade, para cada um deles!

Simplifique com um currículo para baixar

Entre hoje mesmo na plataforma Jobtool e facilite sua vida. Com um software totalmente pensando em você, nós temos modelos prontos de currículos do qual você apenas precisa preencher.

Além disso, contamos com outras ferramentas que auxiliam na melhoria do seu currículo, bem como te ajudam a se preparar para a próxima entrevista de emprego.

Gostou de saber mais sobre o currículo para baixar? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!