Currículo Para Preencher: Tudo o Que Você Precisa Saber!

Currículo para preencher: tudo o que você precisa saber!

Nesse artigo você entenderá um pouco mais sobre a estrutura de um currículo e como você pode fazer um facilmente!

Escrever um currículo apresenta a todos um pequeno desafio e é uma tarefa particularmente desagradável. Felizmente, nós, da Jobtool, temos vários modelos de currículo para preencher. 

Dessa forma, você não precisa se preocupar com diversos aspectos do seu currículo. Além disso, contamos com a inteligência artificial para ajudar a melhorá-lo ainda mais.

Nesse artigo, você entenderá mais sobre o currículo e sua importância.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre onde encontrar um currículo para preencher, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco! 

O que é um currículo?

Um currículo é praticamente o seu carro-chefe e fornece ao potencial empregador informações sobre sua carreira acadêmica e profissional, sua experiência e qualificações até agora. 

Muitas vezes, também é chamado de Curriculum Vitae, e dá ao recrutador uma visão geral de sua carreira e dá a ele uma primeira impressão de se você é adequado para a posição anunciada ou não.

Os gerentes de RH geralmente leem o currículo primeiro e depois decidem se ainda leem sua carta de apresentação. Portanto, o design e a estrutura corretos são particularmente importantes além do conteúdo. 

O que você deve saber sobre escrever seu currículo

Escrever um currículo parece fácil à primeira vista, mas você precisa considerar algumas coisas em termos de forma, design e conteúdo para convencer o recrutador de que você é a pessoa que ele está procurando.

Estrutura

A estrutura correta e estruturada da sua carreira anterior é extremamente importante. Use isso anticronologicamente, o que significa que você lista seu trabalho atual ou último primeiro e finalmente volta ao passado. 

O leitor vê as informações mais atualizadas à primeira vista e só isso é relevante para sua aplicação. Para cada área que você formou em seu currículo, prossiga nesta ordem.

Se possível, você deve sempre exibir claramente áreas individuais e alimentá-las com pontos-chave.

Isso significa que você lista suas qualificações adquiridas na respectiva seção, por exemplo, seu último emprego, em pontos-chave curtos e mostra ao recrutador quais habilidades difíceis você já possui. Sempre use uma ortografia e estrutura uniformes para o design e layout.

Conteúdo

O quão detalhado seu currículo deve ser, é claro, depende antes de tudo de sua experiência e de sua carreira anterior. 

No entanto, é importante não vagar muito e apresentar apenas o mais importante de forma breve e concisa, para que o recrutador já possa ver se suas qualificações se encaixam na posição desejada. 

Você deve omitir dados e informações que não são necessariamente importantes para o trabalho ou colocá-los apenas muito brevemente. 

Conclusão

No final de cada CV estão sua assinatura, data e local. A assinatura deve ser manuscrita. Se você enviar o documento como um arquivo PDF, poderá digitalizar sua assinatura ou imprimir, assinar e, finalmente, digitalizar o currículo como um todo.

Como meu currículo deve ser estruturado?

Ao escrever seu currículo, você deve, na melhor das hipóteses, manter uma determinada ordem e escrever no máximo duas páginas. Se você tem pouca experiência profissional, deve colocar em uma página e não agrupar muita informação no seu currículo.

A seguir, mostramos como construir seu currículo e quais informações você definitivamente deve trazer para cada área.

Título

O título do seu currículo deve estar na parte superior e exibido em um tamanho de fonte de cerca de 20 ou maior. Você pode escolher entre uma variante muito clássica, como "CV" e "CV de ..." ou pode mencionar seu nome como título. 

Se você escolher essa variante, não precisa listar seu nome novamente nos detalhes de contato e detalhes pessoais.

Detalhes de contato e detalhes pessoais

Seus detalhes de contato e informações pessoais serão posicionados na parte superior do seu currículo. Normalmente, o cabeçalho ou o local ao lado da foto do seu currículo é adequado para isso. Você deve mencionar esses dados aqui:

  • Nome e sobrenome
  • Endereço completo
  • Número de telefone
  • Endereço de e-mail
  • Data de nascimento (dd.mm.aaaa)
  • Local de nascimento
  • Nacionalidade

Formação acadêmica 

Isso é seguido por informações sobre sua formação acadêmica. Isso inclui seu ensino médio até cursos com conferência de grau.  

Comece não na escola, mas com seu último certificado de conclusão de curso e construa sua formação profissional sobre ele. Lembre-se, siga sempre anticronologicamente.

A conclusão de um semestre no exterior também deve ser listada nesta área. Este é um recurso que mostra que você tem habilidades interculturais. 

O mesmo se aplica se você cresceu em outro país e frequentou a escola lá. 

O período de estudo é sempre indicado com mm/aaaa, por exemplo, 01/2019 - 06/2020. 

Carreira profissional

Novamente, você deve proceder anticronologicamente, pois o recrutador está, é claro, mais interessado no seu último emprego. Você definitivamente deve colocar as seguintes informações:

  • Tempo que ficou no emprego
  • Nome da empresa
  • Nome do cargo
  • Suas tarefas e realizações

Você lista suas tarefas e conquistas em pontos-chave curtos e significativos. Dessa forma, o recrutador sabe diretamente quais competências você tem e se você é elegível para a posição anunciada com base na sua experiência.

Se você mudou de departamento dentro do seu emprego ou foi promovido, você definitivamente deve indicar isso. 

Simplifique sua vida com um currículo para preencher

Leu todo esse artigo e achou difícil fazer seu próprio currículo? Calma, entre na plataforma Jobtool e faça o seu de forma simples e fácil através de um currículo para preencher.

Temos certeza de que seu recrutador ficará encantando com seu novo currículo. 

Gostou de saber mais sobre o currículo para preencher? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!