Dicas Para Entrevista de Emprego

Dicas para entrevista de emprego

Participar de uma entrevista de emprego não é algo simples. Por isso, esse artigo com diversas dicas, irá ajudar você a se sair bem!

De fato, uma entrevista de emprego é como um casamento, por isso é fundamental se preparar. Foi pensando em ajudar você que esse artigo sobre dicas para entrevista de emprego foi criado!

Se você deseja se sair bem em suas próximas entrevistas de emprego, recomendamos a leitura desse artigo do início ao fim! Temos muitas dicas interessantes para você!

Dicas para entrevista de emprego

Conheça a empresa

Este é a dica nº 1 na preparação para uma entrevista. Colete o máximo de informações possível sobre a empresa para saber tudo dela. 

Sua história, suas atividades, sua cultura corporativa, seus desafios, sua força de trabalho, os produtos que comercializa, os nomes de seus dirigentes, sua vinculação a um grupo, seus objetivos futuros... 

A ideia é poder mostrar ao recrutador que você se familiarizou com a atividade e a personalidade da empresa e que também não foi para a entrevista despreparado. 

Você deve ser capaz de explicar o que despertou seu interesse no anúncio de emprego para o qual se candidatou. Mas nem pense em falar frases decoradas!

Procure apenas falar sobre o que o atrai, pessoalmente, nesta oportunidade: é a comunicação da empresa? O seu interesse geral? O seu prestígio? Os seus valores? O seu produto ou a posição que ela oferece? De qualquer forma, seja autêntico!

Aproprie-se do cargo cobiçado

É bom se informar, refinar sua pesquisa para adaptar o máximo possível a sua fala ao cargo desejado. Por exemplo, se você está considerando uma posição em torno da administração e finanças, esteja ciente de alguns números-chave sobre a empresa. 

Se você está almejando uma posição em marketing, será bom conhecer o DNA da marca, as campanhas publicitárias, o posicionamento nas redes sociais e muito mais. 

De fato, durante a entrevista, o candidato deve se apresentar destacando os pontos fortes do seu CV e adequando-os ao cargo que pretende, às especificidades da empresa e às expectativas do recrutador.

Preparar-se para a entrevista significa, portanto, antecipar os elementos do seu perfil que irão te destacar: separar as suas experiências e falar apenas sobre aquelas que façam sentido em relação à oferta de emprego.

Antecipe as perguntas

A entrevista de emprego é uma troca construtiva que permite ao candidato e ao recrutador verificar se são compatíveis ou não. É por isso que o processo é frequentemente o mesmo de uma entrevista para outra. 

Para não ser pego de surpresa, existem algumas questões essenciais que você pode antecipar:

  • "Fale sobre você"
  • "Quais são seus defeitos e suas qualidades?"
  • “O que você acha que vai trazer para a empresa?”
  • "Por que devemos escolher você?"

Você também pode revisar sua carta de apresentação e tentar identificar as passagens menos desenvolvidas que certamente chamarão a atenção do entrevistador.

No final da conversa, o recrutador geralmente pergunta se você tem alguma dúvida. Não se envergonhe de perguntar: pelo contrário, isso é muito bem visto! 

É melhor ter pensado nisso com antecedência, mas você também pode refletir sobre o que foi dito durante a entrevista. Alguns exemplos: 

  • "De quantas pessoas é composta a equipe?" 
  • “Como estão organizados os diferentes departamentos?”
  • “É possível se desenvolver dentro da empresa (no sentido de aumentar de cargo)"

Tenha o mínimo de conhecimento em inglês

Embora não seja requerido, cada vez mais as entrevistas começam em português e ... terminam em inglês. Se o anúncio exigir que você entenda, leia e / ou fale um mínimo de inglês, o recrutador pode querer testar seu nível. Novamente, nada como estar preparado. 

Você deve ser capaz de se apresentar em inglês e discutir suas principais motivações para o cargo. O melhor é, sem dúvida, colocar isso por escrito de antemão. 

Além disso, se você não fala inglês há um tempo, pode se preparar ouvindo rádio, um podcast ou assistindo a um filme em inglês, para não acabar enferrujado na entrevista.

Pense na remuneração

É a questão delicada de qualquer entrevista. Às vezes, certos cargos exigem várias entrevistas e o assunto do salário não é necessariamente abordado desde o início. 

Em geral, esse é um ponto levantado pelo empregador, que pode então perguntar a você quais são as suas expectativas de salário.

Para saber respondê-las sem errar, é imprescindível conhecer previamente a remuneração em vigor para o tipo de cargo pretendido, o setor ou mesmo a experiência que possui. Suas estimativas devem corresponder ao mercado de trabalho local e ser justas. 

Você não precisa entrar em detalhes imediatamente, mas é melhor ter uma ideia em mente ao chegar para a entrevista. Se o empregador não tocar no assunto, você poderá fazê-lo no final do período de perguntas, por exemplo, simplesmente dizendo: "Você poderia me dizer sobre o nível de pagamento esperado, por favor?".

Dessa forma, você pode saber se a remuneração corresponde com o que você espera e deseja.

Use a plataforma Jobtool

Se você está finalmente almejando o cargo dos seus sonhos, preparar-se é fundamental. É justamente por isso que nós, da Jobtool, estamos a disposição para lhe ajudar!

Como diversas ferramentas que vão desde a confecção do currículo até um simulador incrível de entrevistas, você poderá se preparar adequadamente para sua entrevista de emprego.

Por isso, se você deseja começar, clique aqui! Estamos esperando você ansiosamente!

Gostou de saber mais sobre essas dicas para entrevista de emprego? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!