Entrevista de Emprego Online: 10 Estratégias Que Podem Fazer a Diferença!

Entrevista de emprego online: 10 estratégias que podem fazer a diferença!

Durante a pandemia, os processos seletivos ocorreram em grande parte online. Por isso, saiba nesse artigo como ter sucesso!

Na busca de emprego, você pode ser confrontado com uma entrevista de emprego online. Com a crise sanitária que impôs gestos de distanciamento social, as empresas foram, de fato, forçadas a pensar em uma nova forma de fazer as entrevistas e, em especial, a recepção de candidatos nas suas instalações. 

Para ajudar você a fazer uma entrevista de emprego online de sucesso, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco!

10 estratégias para ter uma entrevista de emprego online de sucesso!

1- Prepare seu espaço

Além das informações a serem obtidas sobre a empresa e o cargo pretendido, você precisará implementar diversas boas práticas, começando pelo espaço dedicado à reunião! 

Escolha um lugar propício para a conversa. Se você tiver um escritório, esse é o melhor local. Caso contrário, vá para um cômodo onde a luz é boa e não há perturbação de outras pessoas.

Por fim, coloque seu computador ou celular em um suporte estável ao nível dos olhos, evite aparecer na luz de fundo e fique a 50 cm/1 m da sua webcam.

2- Teste seu equipamento

Nada poderia ser mais estressante do que um microfone que não funciona ou uma falha no vídeo! Então lembre-se de fazer um teste com sua internet, bem como seus equipamentos (câmera, microfone, fones de ouvido, bateria...) antes de realizar a chamada.

Seja via Zoom, Skype ou qualquer outro software, teste também a ferramenta de vídeo oferecida pelo recrutador. 

É importante que você saiba como participar da chamada, adicionar um contato, compartilhar conteúdo e deixar a chamada sem estresse. Saber um mínimo sobre a ferramenta também causa uma boa impressão.

3- Mostre uma imagem profissional

Para uma entrevista de emprego online, crie um perfil profissional na plataforma que será usada para a chamada de vídeo. 

Evite apelidos familiares e fantasiosos, complete seu perfil com informações sérias e opte por uma foto agradável, mas simples. Na verdade, esta é a primeira imagem que você enviará ao seu recrutador.

4- Coloque-se nas condições de uma entrevista real

É certo que ter uma entrevista em casa muitas vezes permite que você fique mais relaxado..., mas você ainda precisa levar isso a sério. 

Assim como em uma entrevista física nas dependências da empresa, adote uma roupa profissional, na qual você esteja confiante. E sorria!

5- Pense em comunicação verbal e não verbal

Da mesma forma, durante a entrevista em vídeo, lembre-se de monitorar sua postura, gestos e linguagem. Olhe para a câmera e não fique se arrumando o tempo todo. Você deve dar a impressão ao seu interlocutor de que você está realmente cara a cara.

Também tenha cuidado ao falar, para não correr o risco de cortar seu interlocutor ou falar ao mesmo tempo que ele.

6- Mantenha-se positivo

O vídeo falha? Ocorre um problema? Tenha em mente que o recrutador ainda pode estar online e ouvir você. Mantenha a calma, relate o corte e retome quando possível. Se necessário, proponha usar uma solução alternativa.

7- Prepare-se

Uma vantagem significativa da videoconferência é poder organizar seu computador para visualizar suas anotações sem sair da tela com os olhos e compartilhar anexos de forma simples! 

Graças à janela de bate-papo, arraste currículos, links, documentos... É útil e profissional. Basta pensar em preparar tudo a montante para não quebrar o ritmo da discussão.

8 - Prepare cuidadosamente as respostas para as perguntas da entrevista de emprego online

Você deve estar se perguntando: “mas as perguntas são as mesmas que uma entrevista tradicional?” Sim! O processo é quase idêntico ao da entrevista física tradicional com o recrutador. 

Este tentará, da mesma forma, avaliar a sua compatibilidade técnica e comportamental. Mas também a sua capacidade de integração na empresa, tendo em conta os seus valores morais.

Para se preparar para as perguntas, não deixe de usar a nossa plataforma Jobtool que possui um simulador único no mercado que irá te ajudar a se preparar para a sua próxima entrevista.

9 - Trabalhe no seu entusiasmo online

Fisicamente ou pela webcam, você precisa adotar boas atitudes desde os primeiros minutos da entrevista. Aqui estão algumas dicas.

  • Mantenha o foco durante a troca virtual. A duração de uma entrevista de emprego varia entre meia hora (para um perfil mais júnior) e uma hora (para um candidato mais experiente).
  • Sempre pareça muito entusiasmado. Para o cargo cobiçado, mas também com a empresa. O entusiasmo pode ser visto, então sorria.
  • Aceite os silêncios do recrutador. Online, pode ser difícil para você lidar com momentos de silencio. Mas não fique falando "olá, olá" o tempo todo. O recrutador pode estar apenas fazendo anotações e / ou pensando na próxima pergunta. 

10 – Faça uma conclusão bem-sucedida da entrevista

Aqui, diferente da entrevista tradicional, não há um aperto de mão que finaliza a conversa... Mais uma vez confirme seu interesse na vaga e saiba mais sobre o processo de recrutamento. 

Por fim, agradeça e cumprimente seu interlocutor com calma, depois deixe a conversa permanecendo sorrindo até o final!

Conclusão

Prática comum de recrutamento e cada vez mais utilizada desde o início da pandemia do Coronavírus, as entrevistas de emprego remotas têm muitas vantagens: ter uma entrevista em casa é tranquilizador, o processo é rápido, promove a troca de documentos e permite que você testemunhe sua capacidade de adaptação.

Contudo, é sempre importante estar preparado. Por isso, esperamos que essas 10 estratégias tenham ajudado você!

Gostou de saber mais sobre como fazer uma entrevista de emprego online? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!