Habilidades Para Colocar no Currículo [GUIA COMPLETO]

Habilidades para colocar no currículo [guia completo]

Destacar as habilidades em seu currículo é fundamental. É por isso que preparamos esse guia completo em formato de artigo!

Quais as habilidades para colocar no currículo? Seriedade e autonomia, ou calma e determinação? 

Saiba que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Dessa forma, você deve se destacar da multidão para atrair recrutadores e conseguir uma entrevista.

Seu currículo e carta de apresentação permitem que você mostre o melhor de si mesmo. De acordo com vários estudos, leva menos de um minuto para um recrutador tomar a decisão de selecionar ou não seu currículo.

Em outro artigo, respondemos à pergunta de como montar um currículo. Agora, vamos nos interessar pelas habilidades a serem colocadas no seu currículo para que ele possa atrair o maior número possível de recrutadores.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as habilidades para colocar no currículo, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Acompanhe conosco!

Como destacar habilidades para colocar no currículo?

Existem várias estratégias para destacar suas qualidades humanas em seu currículo:

  • Mostre como você resolveu um problema
  • Descreva sua maneira de fazer as coisas
  • Meça o impacto de suas ações

Vamos ver em detalhes cada uma delas.

Mostre como você resolveu um problema

Use o storytelling para contar como você resolveu um problema com suas qualidades. Em sua história, não se esqueça de dizer como suas qualidades humanas foram essenciais para acabar com a disfunção.

Descreva sua maneira de fazer as coisas

Uma das qualidades a destacar no seu currículo é a paixão. Sinta-se à vontade para descrever suas ações para melhorar um processo ou desbloquear um projeto...

Assim, você poderia dizer: 

"Durante a formação de equipe, organizamos atividades que promoveram o conhecimento da empresa de maneira divertida. Isso permitiu que novos funcionários discutissem sua carreira e tudo o que pode ser feito por todos para alcançar os objetivos atribuídos. "

Dessa forma, um recrutador pode assumir que você é organizado, atento e que se preocupa com o bem-estar dos outros. Tal frase no seu currículo pode resumir qualidades que você achará difíceis de destacar em outro contexto.

Portanto, não hesite em escrever essas frases no seu currículo, para adicionar cor e sentimentos. Caso contrário, seu Curriculum Vitae pode rapidamente se tornar sombrio.

Meça o impacto de suas ações

Conte com dados e evidências tangíveis. Não é suficiente dar uma lista de qualidades sem explicá-las. O importante é focar em certas qualidades e explicar seu impacto.

Imagine o fato de que você foi recrutado para fazer tarefas diárias. Agora imagine que isso teve um impacto definitivo na empresa em questão. Você precisará encontrar uma maneira de destacar isso em seu currículo.

Aqui está um exemplo para ajudá-lo a entender do que estamos falando: 

"Organizar uma formação de equipe inclusiva e divertida melhorou a integração de novos recrutas. De fato, uma pesquisa interna dá 90% da satisfação dos funcionários com sua boa integração."

Você também pode considerar a situação oposta. Por exemplo, se você resolveu um problema, pode usar o mesmo método.

Quais são as principais qualidades para colocar no seu currículo em 2021?

Todos os qualificadores que você pode atribuir a si mesmo podem ser usados. Dito isso, algumas qualidades têm mais impacto do que outras. Vamos descobrir quais e por quê.

De acordo com pesquisas, as principais qualidades são rigor e autonomia.

Depois vem o dinamismo, o espírito de equipe, a motivação e a criatividade. Se você quiser saber mais, aqui está a lista de 20 qualidades para colocar no seu currículo:

  • Rigor
  • Autonomia
  • Dinamismo
  • Espírito de equipe
  • Motivação
  • Criatividade
  • Relacionamento certo
  • Paixão
  • Capacidade de resposta
  • Força de vontade
  • O senso de serviço
  • Adaptabilidade
  • Pontualidade
  • Versatilidade
  • A organização
  • Curiosidade
  • Proatividade
  • O gosto pelo desafio
  • Envolvimento
  • Entusiasmo

Com esta lista, você tem a oportunidade de se identificar com essas qualidades. Encontre as que melhor se adequam a você e aplique a estratégia proposta. Isso aumentará suas chances de se destacar durante um processo de contratação.

Como apresentar as habilidades no seu currículo?

Para começar, você deve selecionar as habilidades a serem apresentadas e não exagerar. Não caia na exibição excessiva de suas qualidades também.

Mantenha-se humilde e simples em sua apresentação. Escolha no máximo 5 qualidades adaptadas à natureza do seu cargo.

Por exemplo, se você se candidatar a uma posição criativa, poderá mencionar: "Criativo, curioso, orientado para a equipe e responsivo.”

Por outro lado, para uma posição que seria orientada para o gerenciamento de projetos, poderia ser: "Organizado, dinâmico, motivado e versátil.”

Essas palavras são suficientes para dar indicações do que melhor o representa. É por isso que você deve pensar cuidadosamente sobre isso antes de escrever seu currículo.

Nestes tempos difíceis, você pode mostrar e enfatizar sua adaptabilidade, flexibilidade e resiliência. Três qualidades essenciais para superar essa crise e manter a cabeça nos ombros.

Crie seu currículo de forma fácil

Uma excelente forma de você criar seu currículo de forma simples e fácil é através da nossa plataforma Jobtool que conta com modelos prontos que certamente irão chamar a atenção dos recrutadores.

Além disso, contamos com a inteligência artificial para fornecer dicas relevantes que podem melhorar seu currículo. Isso faz a diferença na hora de se destacar dos demais concorrentes. 

Por fim, se você for recrutado para uma entrevista, poderá treinar com nossa ferramenta que é exclusiva no mercado! Por isso, aproveite!

Gostou de saber mais sobre as habilidades para colocar no currículo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!