Me Fale Sobre Você: Dicas Para Arrasar Na Sua Resposta

Me fale sobre você: dicas para arrasar na sua resposta

Praticamente Em Toda Entrevista Você Terá Que Responder "Me Fale Sobre Você". Por Isso, Listamos Algumas Dicas Para Arrasar Na Sua Resposta

Prática e preparação te ajudam a responder a essa pergunta com confiança e efetividade.

Você está na primeira etapa do processo seletivo na entrevista por telefone com o RH ou na sua última entrevista, com o Diretor da empresa e a pergunta surge: "Por favor, me fale sobre você."A maneira com a qual você irá responder a essa pergunta pode determinar a primeira impressão que você deixará ao entrevistador - por isso essa resposta é tão importante.

Como então responder a essa pergunta para encantar a pessoa que está ouvindo?

Por quê os recrutadors fazem essa pergunta?

Antes de mais nada, é importante entendermos o motivo dessa pergunta ser tão comum nos processos seletivos.

Lembre-se que o entrevistador pode fazer essa pergunta de diversas maneiras diferentes:

- Eu já li o seu currículo, mas você poderia me falar mais sobre você?

- Me conte um pouco mais sobre suas experiências

- Eu adoraria escutar mais sobre a sua trajetória

- Como você chegou até esse momento da sua carreira

Em termos gerais, o recrutador está buscando entender melhor sobre quem você realmente é para avaliar se será um bom candidato para a vaga. Sua resposta dá alguns insights e exemplos sobre suas prioridades, seus objetivos, sua ética no trabalho, seus valores e muito mais.

Além dos detalhes específicos que você comenta, a forma com a qual você se apresenta é fundamental. A forma faz com que o recrutador possa melhor avaliar a sua confiança em uma situação "difícil", como, por exemplo, apresentar para clientes ou liderar um projeto. 

Com isso em mente, garanta que sua resposta mostrará que você é a pessoa certa para a vaga em todos os aspectos, desde o que você diz até como você diz.

Seja claro sobre quem você é

É praticamente impossível criar uma excelente resposta para essa pergunta e ser um dos finalistas do processo seletivo sem ter clareza sobre que tipo de profissional você é. Óbvio que isso não significa que seus objetivos de carreira não irão mudar ou evoluir durante a sua vida, mas durante o processo de entrevistas, você tem que ser capaz de se comunicar com clareza sobre quem você é no seu atual momento de carreira. Saiba o que faz você ser diferente. 

Três perguntas que irão te ajudar a ter essa clareza:

1. Qual é a minha formação e trajetória profissional?

"Eu fiz graduação em Economia na USP e tenho 10 anos de experiência em controladoria, análises financeiras e contabilidade."

2. O que me diferencia de outros candidatos para essa vaga?

"Eu tenho uma vasta experiência em análises financeiras complexas e gerenciamento de equipe. Eu sei o que precisa ser feito para motivar e recomenpsar meus colaboradores de uma maneira que prepare eles para o sucesso."

3. O que faz minha trajetória de carreira ser única? Como o meu trabalho se conecta com a minha pessoa?

"Meu tio sempre foi contador e durante a minha adolescência e meu período de faculdade, ajudei ele com diferentes funções no escritório. Fui conhecendo aos poucos sobre a parte financeira do trabalho e pegando gosto por aquilo. Aprendi na prática como motivar uma equipe ao mesmo tempo em que mergulhava nos números das análises financeiras das empresas."

Quando você começar a criar o rascunho para a pergunta "Me fale sobre você", inicie respondendo às perguntas acima. Identificando os principais momentos da sua trajetória profissional, você irá descobrir também que tem uma ótima história para contar sobre a sua carreira.

Seja você mesmo

Muitas vezes os candidatos ficam muito focados em resumir suas carreiras, formações e experiências que esquecem do fato deles estarem se apresentando como pessoas, não apenas como uma junção de fatos. Quando uma empresa está buscando um novo colaborador, ela está procurando por candidatos que irão se encaixar na cultura da empresa, trazer contribuições positivas para a equipe e que sejam de fácil comunicação no dia a dia. Por isso, você deve se destacar pessoalmente na sua resposta para causar uma boa impressão e ser um candidato potencial.

E como isso se traduz na prática? É simples: Seja você mesmo. Se você tem um lado mais informal e engraçado, faça um comentário sutil ou conte uma história engraçada. Se você é uma pessoa extrovertida, mostre a sua paixão em se conectar com pessoas e ajudar os outros. Se você é mais tímido e introvertido, não tenha medo de mostrar como essa sua personalidade pode ajudar na execução da função.

Evite erros comuns em entrevistas

Existem três erros comuns que as pessoas cometem quando tentam responder à pergunta "me fale sobre você": 

ERRO COMUM #1

Demorar muito. Não deixe sua resposta ficar muito longa - idealmente deve ter entre 1 a 2 minutos de duração. Não entre em tantos detalhes. Quando o entrevistador perguntar para você contar mais sobre você e sua trajetória, ele quer justamente isso - um panorama geral. 

ERRO COMUM #2

Sair do tópico. Como em qualquer pergunta de entrevista, sua resposta para "Me fale sobre você" deve ser direta, bem colocada e bem estruturada. Ficar enrolando e saindo do tópico com temas irrelevantes só irá te prejudicar. Foque sua energia em manter sua resposta curta e direto ao ponto. 

ERRO COMUM #3

Esquecer de agregar valor. Falar sobre suas habilidades e conhecimentos é ótimo, mas o que realmente importa é o valor que você irá agregar para a empresa e para a vaga específica, por isso lembre-se de direcionar isso na sua resposta. E faça a sua lição de casa antes de qualquer entrevista: conheça mais sobre a empresa, seus objetivos, valores e necessidadades, para que você consiga mostrar diretamente como pode ser um ativo para a equipe.

Mostre o que te torna especial

Você já caminhou pela praia e passou por várias conchas na areia? E de repente, você notou uma diferente, que te chamou a atenção. Como um candidato, você precisar ser essa concha na praia. Você precisa se destacar. Você precisa ser a pessoa que o recrutador quer contratar e ter na equipe.

A pergunta "me fale sobre você" é uma ótima oportunidade para você contar sobre suas habilidades e talento que te fazem destacar dos outros candidatos e, ao mesmo tempo, que estão alinhadas com o que a vaga precisa. Seja confiante e natural quando for apresentar quem você realmente é.

Treino, treino e treino

Como muitas outras coisas na vida, nós só podemos ficar realmente preparados e confiantes através da prática e do treino. Por isso, treine bastante. Saiba antecipadamente o que e como irá responder. Isso passa muito mais confiança e preparo para o recrutador.

E para isso, você pode utilizar o Simulador de Entrevista da JobTool. É totalmente gratuito e você irá grava suas respostas para poder melhorar cada vez mais. Cadastre-se grátis aqui.