O Que Colocar Em Objetivos No Currículo?

O que colocar em objetivos no currículo?

Nesse artigo, saiba exatamente o que você deve colocar na parte de objetivos do seu currículo!

O objetivo do currículo é explicar o que há de mais relevante em nossa trajetória. No entanto, também é geralmente necessário dar uma breve explicação de onde queremos dar nossos próximos passos. Em outras palavras, temos que explicar nossos objetivos de trabalho. Mas o que colocar em objetivos no currículo?

Embora a experiência de trabalho e a formação acadêmica sejam geralmente os principais focos de um currículo, é importante dar um certo contexto sobre si mesmo para o recrutador e resolver todas as possíveis dúvidas antes da entrevista.

Para ajudar você a entender mais sobre o que colocar em objetivos no currículo, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco!

O que é um objetivo profissional?

O objetivo profissional é a descrição em que você mostra suas habilidades, valores pessoais, expectativas profissionais e ideias sobre o que pode contribuir para a empresa. 

O objetivo profissional deve ser um parágrafo de cerca de 3 a 5 linhas que gere o contexto apropriado para a leitura do seu currículo.

Essa descrição dos seus objetivos profissionais vai para o início do currículo, logo após o seu nome e dados de contato. 

Quem deve usar um objetivo profissional?

Esta introdução ao seu currículo é especialmente útil se você não tem muita experiência na área profissional que está procurando, seja porque você é um jovem inexperiente fazendo seu primeiro currículo, recém-formado ou com experiência de trabalho, mas procurando mudar de profissão.

Caso você tenha experiência de trabalho suficiente em profissões semelhantes à oferta de emprego que você está procurando, é melhor aproveitá-la e começar com uma descrição do seu perfil profissional. 

Se você está criando um currículo sem experiência na profissão à qual se candidata, continue lendo.

O que colocar em objetivos no currículo?  

Antes de começar, tenha em mente que esta seção é uma introdução ao conteúdo do seu currículo. Portanto, não é necessário explicar absolutamente tudo relacionado ao que você oferece e o que espera do trabalho e da empresa.

É um texto curto de 3 a 5 linhas no máximo. Portanto, devemos focar em atrair a atenção da pessoa que está lendo, usando as palavras e expressões mais apropriadas, para que capturem a atenção do seletor.

Use a seguinte estrutura para o extrato profissional:

Apresente-se

A primeira coisa que o recrutador precisa saber é quem você é. Comece com algo que possa interessar ao recrutador. 

Se você não tem experiência dentro da profissão que está procurando, comece com o nível que tinha em seu antigo emprego (executivo, gerente) ou com o nome da sua profissão com base em seus estudos profissionais (técnico em..., engenheiro de..., doutor em...).

Descreva suas habilidades e valores profissionais mais relevantes

Se você não tem experiência na vaga que procura, pense em outras habilidades mais genéricas (suaves) que desenvolveu no seu trabalho anterior ou em algum momento de seus estudos e que podem estar relacionadas à oferta de emprego.

O que você quer fazer?

Explique seus objetivos de trabalho dentro da empresa. Exatamente o que você quer melhorar sobre si mesmo, o que você quer ajudar a melhorar na empresa, como você vai fazer isso ou por que você os escolheu.

Ao escrever a introdução, você pode usar a primeira e a terceira pessoa para se referir a si mesmo. No entanto, não os combine, pois parecerá estranho e inconsistente. Escolha uma das duas opções e use-a para todo o currículo profissional.

Aqui está um pequeno exemplo:

Cabeleireira profissional com 5 anos de experiência. Com grande capacidade de trabalho e gerenciamento de tempo, atendo em média 50 clientes semanais. Levo educação, proatividade e comprometimento com o cliente e com a empresa como valores fundamentais na minha carreira. Eu aspiro fazer parte de um dos cabeleireiros mais prestigiados de São Paulo, contribuindo com minhas habilidades de comunicação e organização.

O que não colocar no objetivo profissional de um currículo?

É aconselhável evitar clichês.

Pense nisso. Você não é o único que, quando procura emprego, vai a internet para obter artigos e guias. Quando os departamentos de recursos humanos recebem centenas de currículos com os mesmos conteúdos, estruturas e usando as mesmas palavras, aquele que tenta se diferenciar será melhor lembrado pelos recrutadores.

Por isso, procure uma forma de escrever seus objetivos, evitando frases típicas, como:

  • Eu quero trabalhar em uma empresa de sucesso...
  • Estou procurando ganhar experiência...
  • Quero aplicar meu conhecimento...

Isso somado ao copiar e colar frases de currículos encontrados no Google, fará com que o recrutador veja que seu currículo é muito genérico e que você terá enviado as mesmas informações para centenas de outras empresas. 

Outra coisa a evitar dentro dos seus objetivos de trabalho é falar mal ou refletir uma opinião negativa do seu trabalho anterior. 

Um relacionamento ruim com a empresa ou má opinião sobre seu trabalho anterior pode implicar que você pode falar sobre a sua futura empresa da mesma maneira. Normalmente, as empresas procuram pessoas que transmitam estabilidade, não problemas.

Finalmente, é óbvio que todos nós precisamos de um emprego e todos nós queremos melhorar nossa qualidade de vida e a de nossa família. 

Mas, infelizmente, são dados desnecessários para qualquer trabalho que possam refletir desespero ou mentalidade de trabalhar apenas por dinheiro. É essencial refletir nossas aspirações profissionais dentro dos objetivos do trabalho.

Crie seu currículo de forma fácil!

Se você está buscando ajuda para criar seu próprio currículo, chegou ao lugar certo! Usando a plataforma Jobtool você poderá desenvolver seu currículo de forma simples e fácil.

Além disso, poderá treinar para sua entrevista de emprego, caso o seu perfil seja selecionado!

Gostou de saber mais sobre o que colocar em objetivos no currículo? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!