O Que Falar Em Uma Entrevista de Emprego

O que falar em uma entrevista de emprego

Nesse artigo você entenderá o que deve falar em uma entrevista de emprego para ter sucesso!

Entrevistas de emprego às vezes parecem testes de redação. Você não tem certeza se está se explicando bem ou se está simplesmente falando bobagens aleatoriamente. Por isso, é fundamental saber o que falar em uma entrevista de emprego.

Para ajudar você a entender mais sobre o que falar em uma entrevista de emprego, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

O que falar em uma entrevista de emprego?

Pode ser difícil descobrir o que você deve dizer em uma entrevista.

E se eles não fizerem a maioria das perguntas que você ensaiou? E se o entrevistador fizer apenas perguntas estranhas? 

É aí que essas diretrizes e frases básicas serão úteis para você. Saber o básico sobre o que falar em uma entrevista de emprego pode orientá-lo, não importa quais perguntas lhe sejam feitas.

1. Mencione quem o recomendou para o cargo

Os resultados de uma pesquisa de 2016 da Society for Human Resource Management com mais de 600.000 entrevistas mostraram que mais de 30% das contratações vêm de referências. 

Portanto, vale a pena mencionar se alguém de dentro da empresa o indicou. Contudo, você deve mencionar isso casualmente:

“Fiquei muito animado depois que (o nome do seu contato) mencionou esta oferta de emprego.”

2. Agradeça ao entrevistador

Com ou sem recomendação, mostrar gratidão pela consideração do entrevistador será de grande ajuda. Mostre sua educação e humildade admitindo que você sabe que o entrevistador poderia facilmente escolher outra pessoa para a entrevista:

"Obrigado por considerar minha inscrição" ou "Obrigado por reservar um tempo para me avaliar"

3. Use o idioma da empresa

Você deve ler o site da empresa e outros materiais de marketing ao se preparar para a entrevista. Se você fizer isso, terá algumas pistas sobre o tipo de pessoa que a empresa procura.

Por exemplo, você pode ter lido várias vezes palavras como "liderança", "crescimento" ou "foco no cliente" no site da empresa. Essas palavras revelam o tipo de funcionário que eles estão procurando, mesmo que não tenham sido usadas especificamente no anúncio de emprego.

Dessa forma, incorpore essas palavras nas respostas da sua entrevista para mostrar que você entende os valores da empresa.

4. "Eu sou flexível"

Dizer que você é flexível é uma das coisas que você deve mencionar em uma entrevista de emprego, pois mostra que você pode se adaptar à disponibilidade do entrevistador, seja sobre o horário da próxima entrevista, possíveis responsabilidades no trabalho ou a data de início do trabalho. 

Dá a impressão de que será fácil trabalhar com você, uma vez contratado.

5. Mostre que você é entusiasmado e que fez a sua parte

Se você tiver a oportunidade, mencione o que sabe sobre os produtos, serviços, objetivos de mercado e desafios atuais da empresa e, em seguida, vincule esse conhecimento ao que você experimentou em uma função anterior. 

Se um trabalho anterior permitiu que você acessasse um produto semelhante ao que eles têm, mencione-o. Se a empresa que te entrevista está passando por uma expansão no exterior e você tem experiência nisso, mencione também.

Em alguns casos, você nem precisará vincular o que sabe sobre a empresa ao seu histórico de trabalho. Você só terá que falar sobre eventos industriais recentes relacionados ao trabalho. Ao fazer isso, você mostra que está entusiasmado com o trabalho e a empresa em questão.

6. Explique por que você é a pessoa certa para este trabalho

Além de mencionar suas habilidades e conquistas, também explique por que essas qualidades são importantes para o trabalho. 

Conte histórias sobre suas interações anteriores no trabalho, os desafios que você encontrou e outras realizações que correspondem aos critérios na descrição do trabalho.

Você não precisa esperar que o entrevistador lhe faça uma pergunta sobre competência para incorporar essas anedotas em suas respostas. 

Basta contar uma breve história quando o entrevistador perguntar sobre uma habilidade ou um emprego incluído no seu currículo. 

7. Mostre que você quer aprender

Os entrevistadores querem saber se você conhece bem o seu trabalho, isso é um fato. Mas mais importante, eles querem ver que você é aberto ao aprendizado.

Mostre a eles que você está aberto a adaptar novos métodos e habilidades para melhorar seu trabalho. Mencione os cursos em andamento que você faz ou os livros e podcasts que ouve no caminho para o escritório. 

Especifique o que você está estudando e de onde vêm seus materiais, já que essa especificidade pode ser muito útil para mostrar que você realmente quer crescer e melhorar e não menciona apenas para parecer intelectual:

"Eu gosto de aprender novas habilidades e comecei recentemente (o curso X, o livro X ou o podcast X), o que acho que me dá uma vantagem competitiva para a vaga”.

8. Diga "Obrigado"

Alguns candidatos terminam sua entrevista abruptamente ou desajeitadamente, seja porque seu entrevistador estava com pressa ou simplesmente estão tão nervosos que querem terminar a entrevista. 

Em qualquer caso, é importante apertar a mão do entrevistador e agradecer por vê-lo. Se não o fizer, você deixará uma má impressão e todas as excelentes respostas que você deu durante a entrevista serão apagadas por essa experiência negativa.

O que você não deve dizer em uma entrevista?

Você pode se sentir muito confiante e confortável se o seu entrevistador for gentil com você. Isso irá relaxá-lo e permitir que você se expresse livremente. Contudo, esse alívio também pode levá-lo a dizer coisas que você pode se arrepender.

1. "Meu último chefe era um lunático"

Não reclame do seu empregador, salário, benefícios ou gerente anterior. Suas razões para deixar o emprego podem ser compreensíveis e podem até fazer você ganhar alguma simpatia. Mas isso não vai durar muito quando o entrevistador parar para pensar no outro lado da história.

Além disso, as queixas também mostram a falta de mecanismos de adaptação e habilidades de comunicação. O entrevistador vai se perguntar por que você não falou com seu chefe ou colegas de trabalho sobre o problema.

2. "Estou nervoso"

O entrevistador espera que você venha preparado. Admitir que você está nervoso mostra falta de preparação. 

Sim, o nervosismo nas entrevistas é normal, mas você não precisa dizer isso em voz alta, porque isso fará com que o entrevistador pense que você não confia em suas habilidades. Pior ainda, admitir que você está nervoso pode fazer você se sentir ainda mais nervoso.

3. "Eu não tenho todas as habilidades necessárias para o trabalho"

Não revele voluntariamente suas fraquezas ou qualquer coisa que mostre que você não tem todas as credenciais necessárias para o trabalho. 

É tarefa do entrevistador decidir se você está apto para o papel. Se você conseguiu uma entrevista, há uma boa chance de que você esteja, mesmo que não tenha alguma qualificação.

Em resumo: prepare-se!

É importante que você se prepare para a sua entrevista de emprego. A nossa plataforma JobTool possui muitas ferramentas que podem lhe ajudar nisso.

Por isso, não hesite em dar uma olhada e entrar em contato! Estamos ansiosos para lhe conhecer!

Gostou de saber mais sobre o que falar em uma entrevista de emprego? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!