O Que Fazer Numa Entrevista de Emprego?

O que fazer numa entrevista de emprego?

O que fazer numa entrevista de emprego é o que você vai descobrir neste texto, separamos as melhores dicas, confira!

O que fazer numa entrevista de emprego?

Um ditado famoso diz que a primeira impressão só pode ser feita uma vez, pensando nisso é essencial você saber o que fazer numa entrevista de emprego.

Uma entrevista é um momento estressante para muitos candidatos a emprego. É baseado em uma conversa pessoal e o curso da reunião geralmente é imprevisível. 

Assim como nosso conhecimento, o que importa é a impressão que causamos em nossos interlocutores. Pode realmente valer a pena, até mesmo nos fazer conseguir um emprego. 

A entrevista é um dos momentos mais estressantes para quem procura emprego, a possibilidade de cooperação permanente com determinada empresa depende do andamento da reunião com o recrutador. 

Há toneladas de guias na Internet sobre o que fazer numa entrevista de emprego; no entanto, eles geralmente se concentram em apenas uma ou duas questões. 

Abaixo estão dicas que irão ajudá-lo a fazer um bom processo de recrutamento e abranger todos os aspectos importantes do encontro com o recrutador.

Confira: O que fazer numa entrevista de emprego

Seja pontual!

No dia anterior, verifique quanto tempo levará para chegar ao local da entrevista. Preste atenção ao trânsito. Tente estar lá 5-10 minutos antes da entrevista. 

Se você quiser causar uma boa primeira impressão em uma entrevista de emprego, não chegue antes de 30 minutos. Alguns minutos são suficientes para respirar e encontrar o ponto de encontro. 

Em hipótese alguma você deve se atrasar para uma entrevista, pois mesmo com as melhores qualificações, você pode perder suas chances de emprego. 

Um sorriso no início e uma entrada firme

Sorria um pouco e caminhe confiante até o local onde será realizada a entrevista. Mantenha contato visual com o recrutador durante esse período. 

Esse momento de recrutamento é muito importante e mostra ao recrutador se você se sente à vontade.

Aperto de mão

Se você acha que é irrelevante, então você não percebe o quanto seu aperto de mão diz sobre você. Ou pelo menos que impressão deixa nos outros... 

Um aperto de mão fraco é muitas vezes percebido como sinal de insegurança, timidez e indecisão. Por outro lado, um muito apertado costuma ser característico de pessoas violentas, propensas a mudanças de humor e, às vezes, com tendência a manipular os outros. 

Um aperto de mão firme, mas não muito forte, inspirar respeito, confiança e talvez até simpatia combinado com um sorriso.

Aparência

A aparência é o elemento mais fácil de manipular e a maneira mais fácil de criar a impressão que queremos. 

Mesmo que a empresa não exija roupas muito elegantes, é proibido parecer que dormimos vestidos com a roupa.

Além disso, é sempre melhor se vestir de forma mais conservadora. Uma pessoa com roupas elegantes e sérias está associada ao profissionalismo e é considerada confiável.

Atitude

A linguagem corporal é um termo amplamente conhecido e utilizado em diversas áreas da vida. Isso nada mais é do que mensagens enviadas através do nosso corpo. 

Um dos elementos é a atitude. A retidão indica autoconfiança e autoestima e, portanto, é percebida pela maioria das pessoas. Pessoas desleixadas e curvadas são avaliadas como inseguras, medrosas e podem ter medo de enfrentar desafios. 

Por mais simples que pareça, poucas pessoas se lembram de vir para a entrevista com a atitude certa. 

O que fazer numa entrevista de emprego? Em primeiro lugar, você nunca deve presumir antecipadamente que a conversa terminará de uma maneira específica. 

Embora em geral as reuniões conduzidas pelos recrutadores sejam esquemáticas, você não pode ter certeza de que todos farão as mesmas perguntas. 

É uma boa ideia preparar as respostas para as perguntas mais frequentes, mas você não deve se limitar apenas a isso. 

O estresse é uma reação natural durante uma entrevista. No entanto, vale a pena controlá-lo. A linguagem corporal é importante. 

Durante a entrevista, o candidato deve sentar-se ereto, sem inquietação, e manter contato visual com o recrutador. Seja o mais natural possível. 

Ao apertar as mãos (tanto para saudação quanto para despedida), vale a pena sorrir para o recrutador, certamente terá um efeito positivo no relacionamento durante a entrevista.

Veja ainda: Como se comportar em uma entrevista de emprego

Maneira de andar

Você provavelmente nunca teria pensado nisso, mas o ritmo da caminhada desempenha um papel importante na entrevista. 

Seu jeito de andar pode dar a impressão de que você é confiante, sério e competente, ou vice-versa. Muito rápido será indicativo de nervosismo, enquanto muito lento é interpretado em termos de falta de autoconfiança.

Algumas dicas para uma entrevista perfeita

Aqui algumas dicas sobre o que fazer numa entrevista de emprego implica em obter o máximo de informações possível sobre seu empregador, pois isso pode resultar em uma entrevista bem-sucedida. 

Se um candidato a colaborador da empresa souber o máximo possível sobre produtos, serviços, clientes e concorrência, certamente será tratado como uma pessoa profissional e determinada. 

Transforme o fracasso em sucesso

Quando acontecer de um recrutador fazer uma pergunta para a qual você não sabe a resposta, não desista. Você pode facilmente transformar o fracasso em sucesso, mostrando que é perspicaz reagindo muito rapidamente. 

"Não sei, mas sei como descobrir. Por favor, me dê 10 minutos." Se necessário, use a internet do seu celular e encontre a resposta. O recrutador não estava preocupado em uma resposta específica, mas em como você pode resolver o problema. 

Este tipo de situações são usadas em profissões e posições onde a capacidade de reagir rapidamente e tomar decisões é necessária.

Faça uma pergunta

Você pode perguntar sobre as próximas etapas do processo de recrutamento, como a mensagem sobre a próxima etapa do recrutamento chegará até você.

Leia também: Perguntas de entrevista de emprego que você precisa conhecer

Reveja o seu CV e outros documentos antes da entrevista

Os recrutadores quase sempre perguntam ao interlocutor sobre o que incluiu no CV, as perguntas mais frequentemente dizem respeito à experiência. 

Um candidato que não se lembra de quais tarefas ele executou em cargos anteriores não causará uma boa impressão. 

Responder completamente às perguntas


Os recrutadores, ao fazerem uma pergunta específica, esperam uma resposta abrangente; isso se aplica tanto a questões sobre responsabilidades em cargos anteriores quanto àquelas que exigem que o candidato demonstre habilidades específicas. 

Aprenda a falar sobre suas conquistas


É muito importante. O recrutador certamente perguntará ao candidato do que ele se orgulha e do que conquistou até agora. 

É bom que o candidato a emprego seja capaz de apresentar bem suas habilidades e resultados mensuráveis ​​de seu próprio trabalho.

Espero que tenha gostado das dicas sobre o que fazer numa entrevista de emprego, para mais assuntos como este, confira o nosso Blog

Se quiser se preparar ainda mais para a sua entrevista de emprego, use o nosso exclusivo Simulador de Entrevistas. É grátis