O Que Levar Na Entrevista De Emprego

O que levar na entrevista de emprego

Saiba tudo que você deve levar para uma entrevista de emprego para chegar preparado e conquistar a vaga que sempre quis

Para a maioria das pessoas, entrevistas de emprego são grandes causadoras de nervosismo e ansiedade, principalmente nas horas que antecedem o grande momento. Existem várias coisas que você pode fazer para se preparar, incluindo separar tudo que irá levar nesse dia. 

Seja uma entrevista presencial ou uma entrevista por vídeo, é importante estar com tudo em mãos para fazer bonito e impressionar o recrutador.

 

O QUE LEVAR PARA UMA ENTREVISTA PRESENCIAL

 

1. Pasta/Mochila/Bolsa apropriada

Comece a sua preparação com uma pasta, mochila ou bolsa. Chegar na sua entrevista sem nenhum desses itens, de "mãos vazias", passa uma imagem clara de desinteresse e despreparo. Além disso, você precisará guardar os outros itens dessa lista, então será bastante útil. Tenha certeza que será grande o suficiente para conseguir guardar seus documentos (como currículo, por exemplo) mas não tão grande que fique algo desconfortável para você. Algo simples e profissional.

2. Documentos necessários para a entrevista

Alguns documentos são essenciais para a entrevista. Pode ser que você não irá utilizar todos eles, mas é melhor ter todos em mãos caso alguém solicite:

  • Várias cópias do seu currículo: mesmo com o mundo sendo cada vez mais digital, é importante levar cópias impressas do seu currículo (muitos recrutadores gostam de fazer anotações no papel). Sugerimos levar cerca de 5 cópias, para caso você acabe sendo entrevistado por diferentes pessoas na empresa. 

  • Portfólio: dependendo da sua área de atuação, levar seu portfólio de trabalho e projetos feitos também pode ajudá-lo bastante a exemplificar suas habilidades e experiências no momento da entrevista.

  • Cartão de visitas: se você tem um cartão de visitas profissional, pode levar também para entregar no início da entrevista. Claro que o recrutador irá ver suas informações de contato no seu currículo, mas um cartão de visitas bem feito e profissional, pode passar uma boa imagem.

  • Documento com foto: este item também é um pouco óbvio, mas é sempre importante relembrar. Dependendo do local da entrevista, você irá precisar apresentar um documento com foto para entrar no escritório.

3. Endereço do local da entrevista

Nunca chegue atrasado para uma entrevista. E ter o endereço do escritório sempre em mãos (seja fisicamente ou no próprio celular) pode te economizar tempo e te ajudar no planejamento da melhor rota para chegar no local. Ah, e planeje-se para chegar, de preferência, com 15min de antecedência.

4. Os nomes das pessoas que irão te entrevistar

No dia da entrevista você provavelmente irá se encontrar com mais de uma pessoa. Por isso, se o RH da empresa já te avisou com antecedência quem serão essas pessoas (e seus cargos), tenha isso anotado em algum lugar para saber exatamente com quem você estará falando. E já que você terá anotado os nomes, aproveite e faça uma pesquisa no LinkedIn para saber mais informações sobre essas pessoas, como cargos, experiências, etc.

5. Lista de perguntas

Se você costuma se esquecer facilmente das coisas quando fica nervoso, anote as perguntas que queira fazer durante a entrevista. E deixe essa lista de fácil alcance durante a entrevista para facilitar na hora de consultá-la. Mas claro que você não deve ficar lendo e consultando suas anotações a todo momento, isso pode demonstrar muita insegurança para o recrutador. A lista deve servir apenas para lembrá-lo das perguntas que você já pensou anteriormente.

 

O QUE LEVAR (TER) PARA UMA ENTREVISTA POR VÍDEO

 

Se você tem uma entrevista por vídeo agendada, talvez assuma que não precisa se preocupar em levar alguma coisa para o dia, já que estará em casa, mas existem alguns itens essenciais que você não deve esquecer:

1. Tecnologia confiável

Já que a entrevista será por vídeo, você dependerá da tecnologia para que tudo ocorra bem. Por isso, é essencial garantir que terá tudo que precisa - e um plano B caso algum aparelho dê problema. O que você deve considerar:

  • Tenha certeza de que seu computador estará 100% carregado e conectado na tomada;

  • Teste sua conexão de internet diversas vezes. Caso alguma coisa dê errado, tenha um plano B: tente rotear a internet do seu celular para conectar seu computador. 

  • Antes da entrevista, baixe o aplicativo de vídeo que será usado (Zoom, Skype, Google Meet, etc) e faça um teste antes para se acostumar com a ferramenta;

  • Teste o vídeo e o microfone do seu computador (ou o headphone);

2. Lugar ideal

Em uma entrevista por vídeo, o local onde você estará é fundamental. Se você não tem um escritório ou lugar dedicado ao home office na sua casa, dedique um tempo para preparar o lugar ideal para a sua entrevista. Como regra básica, o lugar deve ser silencioso, ter uma boa iluminação e organizado (principalmente atrás de você).

Se você tem filhos ou animais de estimação em casa, faça um plano para mantê-los ocupados durante a entrevista. Ou peça para que alguém cuide deles durante esse momento. 

3. Notas e perguntas

Assim como na entrevista presencial, você deve preparar suas notas e perguntas que irá fazer na entrevista com antecedência. E como a entrevista será por vídeo, você terá um pouco mais de flexibilidade com relação a onde irá anotar essas perguntas. Mas lembre-se de manter essas notas fora do enquadramento da câmera. E da mesma forma que falamos anteriormente, evite ficar lendo e olhando para suas notas a todo momento. Mesmo a entrevista sendo por vídeo, você deve manter seu foco e olhar na tela e câmera do computador, para mostrar ao recrutador que está atento e interessado. 

 

O QUE NÃO LEVAR PARA A ENTREVISTA - SEJA ELA PRESENCIAL OU POR VÍDEO

 

Agora que já está com tudo preparado para levar para a entrevista, listamos aqui tudo que deve deixar em casa (ou dentro da sua bolsa):

1. Celular

Em uma entrevista presencial, deixe seu celular no modo silencioso e dentro da sua bolsa/mochila. Dessa forma você evita a tentação de pegar a olhar para o celular e também evita qualquer distração que te tire o foco. Se sua entrevista for por vídeo, deixe o celular longe da sua mesa, em outro quarto, por exemplo.

E se você tem algum smartwatch, não preciso nem falar para você tirar né?!

2. Bala ou chiclete

Seja na entrevista presencial ou por vídeo, não fique com bala ou chiclete na sua boca. Além de ser pouco profissional, vai te atrapalhar a falar.

3. Comida e bebida

Levar comida ou bebida em uma entrevista será estranho e pode causar constrangimento com o recrutador. Se a entrevista demorar muito tempo, tenho certeza que o próprio recrutador irá te oferecer uma água ou café durante a entrevista. Inclusive, recomendamos que você aceite um copo de água ou café, pois enquanto você toma, poderá ter um "intervalo" para pensar nas respostas e respirar um pouco.

Se estiver com fome, coma alguma coisa antes, para te ajudar a concentrar nas perguntas e respostas. 

 

Agora descubra o que pesquisar sobre a empresa antes da sua entrevista.