O Que Pesquisar Sobre a Empresa Antes de Uma Entrevista

O que pesquisar sobre a empresa antes de uma entrevista

Siga esse checklist antes da sua entrevista para pesquisar tudo sobre a empresa que irá te entrevistar e chegar ainda mais preparado

Todo mundo sabe (ou deveria saber) que é fundamental pesquisar sobre a empresa antes do momento da entrevista. Porém, o que isso realmente quer dizer? Será que apenas visitar o site da empresa é suficiente? Se não for, o que mais é recomendado pesquisar?

Normalmente, um candidato que está buscando por uma nova oportunidade, se candidata para diferentes vagas em diferentes empresas, ao mesmo tempo. Isso quer dizer que muitas vezes acabamos nos perdendo e esquecemos do perfil de uma empresa. Por isso que iremos te ajudar a estruturar uma pesquisa completa da empresa que irá te entrevistar, sem que você gaste muito tempo mas que consiga as informações necessárias para ter um excelente desempenho na entrevista. 

Comece com o básico

De fato, o site da empresa é um ótimo lugar para começar. Mas lembre-se que o site da empresa foi feito para passar a melhor imagem possível da organização, mostrando prêmios, conquistas, frases de impacto, feedback de clientes e funcionários felizes, entre outras mensagens. Isso não é algo ruim, faz parte do jogo, mas é por isso que você não deve limitar a sua pesquisa apenas ao site da empresa. Precisa ir muito além disso.

Se a empresa que irá te entrevistar tiver capital aberto na Bolsa de Valores (seja no Brasil ou em outro país), acesse a página de "Relações com Investidores" no site da empresa e baixe os relatórios anuais e trimestrais recentes. Apesar de muitas vezes serem longos e um pouco complexos, eles mostram de uma forma geral informações sobre a estratégia da empresa, concorrentes, desempenho (positivo e negativo), riscos e muito mais. 

Caso a sua entrevista seja para alguma startup, o site da Crunchbase e AngelList podem ajudar com informações similares.

Analise as redes sociais

Hoje em dia a grande maioria das empresas possui perfil em alguma rede social (caso não tenha, já é uma informação importante para você anotar e lembrar). O LinkedIn deve ser a primeira rede para você olhar. Entre no perfil da empresa e no perfil dos principais executivos. Além disso, você pode pesquisar o perfil do Diretor ou Head da área para a qual você está se candidatando, e o perfil da pessoa que irá te entrevistar. Se a página da empresa (ou dos executivos) tiver links para artigos ou notícias, acesse eles para se atualizar dos últimos acontecimentos da empresa. Anote esse tópico, pois geralmente pode dar boas ideias para perguntas que você pode fazer na entrevista (demonstrando interesse pela empresa/vaga e atualização sobre as novidades).

Outras redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc podem mostrar um outro lado da empresa e das pessoas que lá trabalham. O que geralmente costumam postar? Como interagem com os consumidores? Costumam fazer muitos anúncios? Mais uma vez, anote tudo que achar interessante.

Pesquise na internet

Uma rápida pesquisa no Google mostrará as últimas notícias da empresa, entrevistas com os executivos, matérias, e muito mais. Se você ainda tiver tempo até o dia da entrevista, pode colocar para receber alertas sempre que uma nova matéria ou notícia for publicada da empresa em questão, para que fique por dentro das últimas novidades da empresa.

Verifique as avaliações da empresa

O site Glassdoor mostra tanto avaliações positivas quanto negativas feitas, de forma anônima, por atuais e antigos funcionários de milhares de empresas. Ler essas avaliações pode te ajudar a entender mais a cultura da empresa e ter insights sobre perguntas a se fazer. Claro que como em qualquer site de avaliação, sempre irão existir aqueles usuários que acabam destoando com o restante das avaliações (positiva ou negativamente). Por isso, o ideal é olhar padrões em comum de informações, e não apenas uma ou outra avaliação em si. 

E dependendo do setor de atuação da empresa, é interessante procurar fornecedores ou clientes atuais da empresa para buscar informações. Pode não ser tão fácil falar com essas pessoas, mas uma vez que você consiga, terá um olhar de quem atua no dia a dia com a empresa, coletando informações valiosas para a sua entrevista. 

Não deixe de lado conversas pessoais

Claro que as redes sociais e o Google irão te ajudar com informações importantes e atualizadas sobre a empresa. Mas, não pare por aí. Procure profissionais (pode ser no próprio LinkedIn) que tenham trabalhado na empresa e estejam abertos para conversas. Ou amigos e amigos de amigos que estejam trabalhando atualmente na empresa. Prepare perguntas e dúvidas que você tenha para ter uma conversa rápida e direcionada ao que você quer saber. 

Conforme você for avançando no seu processo de pesquisa pré-entrevista, você também irá perceber se realmente aquela vaga e empresa fazem sentido para você e seu planejamento de carreira. E quando for para a entrevista, estará municiado de informações suficientes para impressionar o entrevistador e garantir um excelente desempenho na entrevista, se aproximando ainda mais da sua vaga dos sonhos!

 

E agora que você já fez sua pesquisa pré-entrevista, veja dicas do que fazer (e não fazer) na sua próxima entrevista.