O Que Vestir Em Uma Entrevista Por Vídeo

O que vestir em uma entrevista por vídeo

Participando de um processo seletivo remoto? Veja nossas dicas de como você deve se vestir para a sua próxima entrevista por vídeo.

Atualmente, a entrevista por vídeo se tornou muito comum nos processos seletivos, através de plataformas de videoconferência com Zoom, Skype, Microsoft Teams, Google Meet, entre outras. Se você tem uma entrevista por vídeo daqui alguns dias mas nunca teve essa experiência, é normal se sentir sem muita confiança e perdida. 

Você também pode ter dúvidas sobre qual roupa usar, já que muito provavelmente irá fazer a entrevista no conforto da sua casa. Quer uma regra geral? Sempre vista-se profissionalmente, da mesma forma que faria em uma entrevista presencial. Aqui neste artigo colocamos outras dicas para te ajudar a causar uma boa primeira impressão, mesmo que através da câmera.

REGRAS GERAIS

1. Escolha as cores certas para usar

Já que ficou claro que você deve se vestir profissionalmente para a sua entrevista por vídeo, qual seria a cor mais apropriada para usar? Quais cores funcionam melhor na câmera?

Para ficar bem através da câmera, é melhor evitar cores muito claras e com desenhos/padrões que causem distrações. Por isso, opte por cores neutras e que não se misturem com as cores que ficarão atrás de você (cores da parede, por exemplo), como bege, cinza, preto, azul marinho, etc. Apesar de muitas pessoas pensarem que branco é uma boa escolha, na verdade pode não ser sua maior aliada na câmera, pois ficará ainda mais clara, dificultando manter o contato visual pelo recrutador. 

2. Faça um teste antes

É super recomendado fazer um vídeo de teste antes da sua entrevista, para ver como você ficará na câmera. Todo o foco deve ficar em você, então evite cenários com distrações, como papel de parede, prateleiras com muitos objetos, etc. 

Posicione a câmera para que fique na mesma altura dos seus olhos (com você sentada), e garanta que terá luz suficiente no ambiente para que o recrutador possa te ver sem sombras ou manchas. 

Com tudo preparado, faça uma gravação sua por alguns minutos para garantir que tanto sua roupa quanto seu ambiente e cenário estarão em sintonia. Inclusive, na JobTool você consegue fazer essa gravação utilizando nosso Simulador de Entrevistas. Veja aqui.

3. Como se vestir da cintura para baixo?

Mesmo sabendo que a câmera do seu computador deverá focar apenas da sua cintura para cima, existe sempre uma probabilidade de você ter que levantar para pegar algum material, fechar uma porta, fechar uma janela, etc. Por isso, evite qualquer item não profissional, como calça de moletom, bermuda, pijama, entre outros.

É sempre mais garantido vestir uma calça ou saia mais profissional, mesmo achando que você não irá levantar durante a entrevista. É sempre melhor estar preparada para qualquer situação.

DICAS ADICIONAIS PARA MULHERES

1. Evite usar muita jóia e acessórios

Sabemos que é sempre muito tentador colocar acessórios e jóias para ficar ainda mais bonita na frente das câmeras. Mas é melhor manter apenas o básico para a sua entrevista por vídeo. Evite principalmente aquelas peças brilhantes que podem causar uma distração nos recrutadores, dependendo da luminosidade.

2. O que fazer com a maquiagem?

Em termos gerais, você pode usar cores no seu batom e olhos, sabendo que o look final te deixará confortável e confiante. 

Se você tem pele oleosa, pode ser uma boa utilizar um pó facial para preparar sua pele, já que a oleosidade acaba aparecendo bastante na câmera. E se você quiser colocar mais cor nas suas bochechas, escolha um blush de cores mais naturais, e evite contornos mais pesados. 

Lembre-se, esse não será o momento para ser criativa e testar novas maquiagens. É melhor ir na escolha segura e confortável, que te faça sentir bem. 

DICAS ADICIONAIS PARA HOMENS

1. Você deve vestir um terno?

Esse é um dilema que muitos homens acabam enfrentando em qualquer entrevista. E não é diferente na entrevista por vídeo. Alguns podem dizer que é essencial usar terno, outros que é um exagero desnecessário. O fato é que não existe o certo e o errado aqui, pois tudo depende da empresa, do cargo e da cultura organizacional. 

A sua roupa e nível de formalidade devem estar compatíveis com o segmento que você está se candidatando. Por exemplo, se a vaga é para o setor financeiro ou jurídico, existe uma grande chance dos funcionários utilizarem terno todos os dias para trabalharem. Já se a vaga for para uma startup, o nível de formalidade é bem menor, e um terno realmente seria um exagero (e até não recomendado, pois você poderá passar a imagem de ser um candidato que não tem fit com a cultura da empresa). 
 

Sabemos que a ideia de fazer uma entrevista por vídeo pode gerar uma certa ansiedade e desespero nas pessoas, mas com a preparação certa feita nos dias anteriores, você ficará mais segura, confiante e sua performance será excelente.

Veja agora: O Que Fazer (e Não Fazer) Na Sua Próxima Entrevista de Emprego