Pergunta Para Entrevista: Saiba Como Se Preparar Para Esse Momento

Pergunta para entrevista: saiba como se preparar para esse momento

Saiba mais nesse artigo sobre as principais perguntas feitas durante uma entrevista de emprego

Parabéns! Seu currículo impressionou os recrutadores da empresa em que você deseja trabalhar. Você foi então convocado para uma entrevista pessoal. Contudo, é interessante conhecer as opções de pergunta para entrevista.

De fato, a entrevista de emprego é a última etapa do processo de recrutamento. Se você passar com sucesso, poderá se considerar praticamente contratado, exceto em alguns casos em que poderá ter que comparecer a uma segunda entrevista. 

Para ajudar você a entender mais sobre os tipos de pergunta para entrevista, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

Tipos de pergunta para entrevista

Para se preparar para as perguntas e respostas da entrevista de emprego, um bom planejamento é essencial. 

Neste artigo, você encontrará listadas e explicadas todas as principais fases das entrevistas de emprego, as estratégias usadas pelos recrutadores para avaliá-lo e as perguntas mais comuns que você terá que responder. 

Você também descobrirá algumas técnicas para responder a essas perguntas com eficácia, bem como conselhos gerais que todo candidato deve ter em mente para causar uma boa impressão.

A estrutura da entrevista de emprego

Vamos ver em detalhes como a entrevista de emprego é estruturada.

A fase de apresentação

A primeira fase de uma típica entrevista de emprego começa com a pergunta “conte-nos sobre você”. Esta é uma questão de quebrar o gelo entre o candidato e o recrutador. 

Embora falar de si mesmo não seja exatamente fácil, se você estiver preparado pode usar esta primeira fase a seu favor. Use-a para definir alguns aspectos de sua carreira e caráter que são particularmente relevantes para a oferta de emprego.

Leve em consideração suas experiências anteriores. Avalie se você realizou atividades no passado que são mais ou menos adequadas à nova oferta. 

Você cuidará da contabilidade em seu novo emprego? Pense em todas as experiências anteriores relacionadas a cálculos e números. Liste-os em ordem de importância e relevância e incorpore-os em sua apresentação.

Conte-nos sobre seus pontos fortes e fracos

Também na primeira fase da entrevista, o recrutador pode pedir que você liste alguns de seus pontos fortes e fracos. Ninguém espera informações sobre seus traços mais íntimos. 

Em vez disso, eles querem testar sua capacidade de valorizar a si mesmo, a confiança que você deposita em si mesmo e sua capacidade de transformar defeitos em oportunidades.

Três qualidades desejáveis ​​para uma empresa podem ser proatividade, honestidade e resistência ao estresse.

Ao falar sobre suas falhas, pense em como elas podem ter implicações positivas para a empresa para a qual você trabalhará. 

Evite dizer que você é preguiçoso e ganancioso. Em vez disso, mencione falhas como agitação, perfeccionismo e autocrítica. Essas são as falhas que as empresas esperam de seus funcionários.

A fase central da entrevista

Nesta fase da entrevista, já em pleno andamento, o recrutador examinará suas experiências de trabalho. Isso serve para entender se e como suas habilidades serão úteis para a empresa que o está entrevistando. 

Lembre-se: o recrutador já revisou seu currículo. Portanto, é importante que você seja sincero, consistente e confiante em si mesmo e em suas experiências.

Conte-nos sobre suas experiências de trabalho anteriores

Concentre-se nas experiências mais recentes e significativas de sua carreira. Se você encontrar uma conexão com a oferta de emprego para a qual está sendo entrevistado, concentre-se nos detalhes, enfatizando-os.

A fase final da entrevista

Nessa fase o recrutador pode perguntar quais foram os momentos mais significativos de sua carreira, quais foram os mais difíceis e como você lidou com eles. Ao se preparar para a entrevista, reserve um tempo para refletir sobre as respostas a essas possíveis perguntas. 

Sempre seja honesto e fale sobre o seu passado com a cabeça erguida. Os sucessos são uma fonte de orgulho, enquanto as dificuldades são as únicas oportunidades reais de crescimento e aprendizagem.

Outra questão típica dessa fase poderia ser “por que devemos escolhê-lo?”. O recrutador está verificando se sua personalidade está de acordo com a filosofia e cultura corporativa. 

Você será capaz de se instalar em seu novo local de trabalho? Você conseguirá representar da melhor forma a empresa em que trabalhará? 

Nesse caso, será importante mencionar os benefícios mútuos que você e a empresa poderiam derivar de uma possível parceria. Demonstre interesse pelo setor em que atua e não se esqueça de mencionar sua capacidade de solucionar problemas presentes ou futuros.

As qualidades do candidato ideal

Quais são as principais características que o tornam um candidato ideal para a empresa que o está entrevistando? Existem muitos, mas os quatro que você vai ler a seguir estão certamente entre os mais importantes.

A dedicação ao trabalho

Não há empresa no mundo que não aprecie um candidato sério e dedicado. Todos nós temos prioridades na vida, como família, lazer e felicidade. 

Mas as empresas querem saber se o trabalho desempenha um papel central para você. O recrutador pode perguntar se você adora trabalhar ou quais são os aspectos mais importantes de sua vida profissional.

A motivação

Embora o dinheiro possa ser motivação suficiente para empurrá-lo para mudar de emprego, este não é o espírito certo para enfrentar uma entrevista. 

As empresas procuram candidatos motivados por motivos mais nobres que o dinheiro, como o crescimento pessoal, a vontade de trabalhar num determinado setor, a paixão pelo seu trabalho. 

Para testar sua motivação, o recrutador pode perguntar quais são os motivos que o levam a mudar de emprego ou a querer trabalhar na empresa em questão.

A capacidade de integração

Quase todas as empresas desejam que seus trabalhadores, especialmente os mais valiosos, se integrem com sucesso ao tecido social da própria empresa. É importante demonstrar sua capacidade de trabalhar em equipe e de ter um bom relacionamento com colegas e superiores.

A capacidade de obter resultados

As qualidades de um trabalhador são medidas, do ponto de vista prático, com os resultados. 

Portanto, espere perguntas sobre seus sucessos comerciais mais significativos, os maiores obstáculos que você superou e os resultados que espera alcançar na empresa em que gostaria de trabalhar.

Conselho geral

Para concluir, vamos ver juntos algumas recomendações que são válidas para cada tipo de entrevista de emprego.

Mostre o seu melhor lado

Tente não ficar ansioso. Se você se preparar para a entrevista a tempo, seguindo os conselhos deste artigo, será mais fácil manter a calma e o controle de si mesmo. Lembre-se de que esse é o emprego que você deseja, e consegui-lo pode significar um grande avanço na carreira.

Mostre ao seu interlocutor que este é o emprego que pretende. Tente sorrir e ser casual, mas não exagere. Uma boa dose de educação e simpatia o ajudará a causar uma ótima impressão.

Lembre-se da duração da entrevista

As entrevistas geralmente duram de 30 a 45 minutos. É importante manter um alto nível de atenção durante a entrevista. 

Se você se preparar bem seguindo as dicas deste artigo, o tempo passará rapidamente. Ainda será suficiente mencionar todos os aspectos importantes e impressionar o recrutador.

Dê a devida importância aos detalhes

Ouça atentamente as perguntas do recrutador para evitar sair do assunto. Seja honesto e consistente. Lembre-se também de que um aperto de mão pode ser muito revelador.

Por último, mas não menos importante, se você quiser se preparar corretamente para entrevista de emprego, não se esqueça de usar todas as funcionalidades do nosso site, o JobTool

Gostou de saber mais sobre os tipos de pergunta para entrevista? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!