Perguntas Frequentes Em Entrevista de Emprego

Perguntas frequentes em entrevista de emprego

Conheça as perguntas que são mais frequentemente feitas durante uma entrevista de emprego!

Você está procurando as respostas certas para as perguntas frequentes em entrevista de emprego que muitas vezes o assusta? Você chegou ao local certo!

Você encontrou a oferta de emprego que reflete suas habilidades, seus conhecimentos e suas aspirações. Você respondeu ao anúncio enviando seu Curriculum Vitae acompanhado por uma carta de apresentação envolvente para o gerente da empresa que você sempre quis trabalhar. 

Agora, só falta esperar ser chamado, talvez para uma entrevista individual, porque você sente que este é o trabalho para você!

Depois de alguns dias, chega à ligação do recrutador e você não pode ser pego despreparado. O contato telefônico, após o recrutador ter visto o currículo e ser atraído por sua carta de apresentação, é a primeira etapa da fase de seleção de pessoal. 

Uma resposta errada às perguntas que o oficial de seleção faz a você pode influenciar negativamente a ideia que começa a se desenvolver sobre você e, portanto, o resultado da entrevista.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre as perguntas frequentes em entrevista de emprego, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

O que fazer quando você é chamado para uma entrevista de emprego?

É preciso estudar a empresa, entender como e quando ela surgiu e o que fazem. Descubra se eles usam mídias sociais, quais e como. A partir disso, você pode ter uma ideia da cultura corporativa, das pessoas que trabalham lá e do tom de voz que usam.

Esta primeira etapa permite que você enfrente a entrevista e passe com sucesso, dando as respostas certas às possíveis perguntas da entrevista de emprego.

Bem sabemos que, durante a entrevista, os recrutadores, para além das questões relativas à experiência anterior de trabalho e ao curso de estudos, procuram identificar características pessoais essenciais para o cargo, mas também aptidões e motivações do candidato.

Vamos ver em detalhes quais são as perguntas frequentes em entrevista de emprego.

Mas quais são as perguntas frequentes em entrevista de emprego?

Saber as perguntas mais frequentes e as respostas adequadas antes de enfrentar uma entrevista de emprego permite que você esteja pronto e preparado para o sucesso.

Abaixo estão as perguntas da entrevista que certamente serão feitas a você. Você está pronto para dar as respostas?

Fale-me sobre você

Em quase todas as entrevistas esta é a pergunta inicial. A resposta terá que ilustrar experiências profissionais e educação. Tenha cuidado para não sair do assunto falando sobe outras áreas.

Você conhece nossa empresa? 

Pode acontecer que a empresa não seja conhecida, mas você não deve estar despreparado! Ao fazer a pesquisa inicial mencionada no tópico anterior, você está pronto para ilustrar o que entendeu sobre o negócio deles.

Quais são seus pontos fortes e fracos?

A resposta deve sempre dizer respeito à esfera profissional. Conte seus pontos fortes também em referência a uma experiência. 

Para fraquezas, tome cuidado para não "atirar no próprio pé". Talvez tente indicar um ponto forte que pode se tornar uma fraqueza ao extremo e explique como você tenta resolvê-lo.

Por que devemos escolher você e não outra pessoa? 

É o momento de enfatizar os pontos fortes, mas sem exagerar para não parecer arrogante. Em vez disso, explique qual é o valor agregado em contratá-lo e as oportunidades que você pode aproveitar trabalhando na empresa.

Por que você quer sair do seu emprego atual? 

Se no momento da entrevista você for contratado em outra empresa, essa é a primeira coisa que um recrutador deseja saber. 

O que precisa ser explicado são as razões ou limitações profissionais do trabalho atual. Não é recomendável culpar os proprietários ou revelar que não tem boas relações com os colegas.

Como você se vê daqui a 5 anos? 

Sei que, na maioria das vezes, a resposta pode ser "em uma ilha, praia de areia branca, de frente para o mar", mas não é a resposta certa! Eles não perguntam sobre seus desejos pessoais, mas querem entender quais são suas ambições profissionais!

Qual é o salário que você espera?

Procure entender, no mercado de trabalho, o que é o salário-mínimo, referindo-se à função que você se candidatou e sua experiência nesse sentido. Não seja humilde ou muito pretensioso, mas alinhe-se com o que você realmente merece.

Outras possíveis perguntas da entrevista de emprego

Além das habilidades e conhecimentos profissionais adquiridos em experiências de trabalho anteriores e no curso de estudos, os recrutadores avaliam suas habilidades profissionais, caráter e potencial.

As questões que visam identificar as chamadas soft skills são diferentes e é preciso preparar-se bem para não ficar de boca aberta sem ter uma resposta.

Essas perguntas podem parecer inócuas e simples, mas na realidade a resposta é muito difícil. Essas são perguntas astutas, criadas para colocar você em apuros e ver como você reage em situações estressantes.

Para cada pergunta que você ler, tente construir uma resposta.

Você pode me dizer algo inesperado que aconteceu com você no trabalho e como você resolveu isso? 

Parece fácil, mas não é. Procure se lembrar de um momento de sua carreira em que se deparou com um problema que aparentemente parecia sem solução e você, com determinação e calma, conseguiu resolvê-lo.

Você prefere trabalhar em grupo ou sozinho?

Na realidade, não há escolha. Em cada trabalho, haverá projetos em grupo que requerem jogo em equipe para atingir objetivos e momentos em que você se encontra trabalhando sozinho. Um bom candidato será estimulado de qualquer maneira.

Qual é o seu livro ou citação favorita? 

O recrutador quer entender quais valores são importantes para você e o que o inspira.

Como seus amigos o descrevem? 

Procure ser honesto, mas mencione os adjetivos que sejam úteis para o sucesso da empresa ou que estejam de acordo com os exigidos pelo cargo em questão.

Você já discordou de seu chefe (gerente)? 

Em todo local de trabalho, pode acontecer que você discorde sobre uma estratégia, uma forma de operar ou sobre as escolhas. 

Explique quando, por que e sobretudo como resolveu a situação. Em alguns casos, você também pode ter choques de personalidade com superiores, mas sua capacidade de ir mais longe e permanecer profissional fará de você um bom candidato!

O que você faz no seu tempo livre? 

Com esta pergunta eles querem entender algo mais sobre você, se você é uma pessoa dinâmica, se tem interesses e paixões. Tente não ser menosprezado, mas responda com algo que o torne uma pessoa interessante aos olhos do recrutador.

Conclusão

Nós realmente esperamos que esse artigo lhe ajude a entender mais sobre as perguntas frequentes em entrevista de emprego. 

Queremos também lhe apresentar as ferramentas que você pode ter acesso ao usar o JobTool. Em nosso site você poderá usufruir de uma ferramenta complemente diferente no mercado, com inteligência artificial que lhe ajuda a se preparar para sua entrevista de emprego. 

Gostou de saber mais sobre as perguntas frequentes em entrevista de emprego? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!