Respostas Para Entrevista de Emprego Que Podem Lhe Ajudar!

Respostas para entrevista de emprego que podem lhe ajudar!

Para se dar bem em uma entrevista de emprego, é fundamental se preparar. Por isso, descubra nesse artigo as principais perguntas de um entrevista de emprego!

Quando as empresas decidem te chamar para uma entrevista, elas já analisaram seu currículo e gostaram. Quando o contatam para uma entrevista de emprego, é para o conhecer melhor profissionalmente e pessoalmente. Dessa forma, eles conseguem saber se você é a pessoal recomendada para o cargo. Por isso, saber as respostas para entrevista de emprego é essencial.

Para ajudar você a entender mais sobre as respostas para entrevista de emprego, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

As melhores respostas para entrevista de emprego

1. Fale sobre você e suas experiências de vida

De fato, essa é a pergunta clássica de qualquer entrevista de emprego. Este é o momento perfeito para você dizer livremente o que pensa sobre você e mencionar as suas qualidades profissionais.

Seja conciso e evite se rebaixar ou se elogiar muito para não parecer arrogante, pois o excesso não é recomendado neste caso. 

Procure o equilíbrio entre os dois extremos. Além disso, use essa pergunta para destacar suas habilidades e competências, que o diferem da maioria dos outros candidatos.

Recomendamos que você responda a essa pergunta da forma correta, começando por uma apresentação pessoal e em seguida, citando cada uma das experiências e coisas que você aprendeu ao longo do tempo, até a mais recente. O recrutador poderá, assim, entender melhor o caminho que você percorreu.

Além disso, não esqueça de mencionar seus hobbies e interesses. Isso pode despertar a atenção do recrutador para algo maior.

2. O que você sabe sobre nossa empresa?

Em um mundo digitalizado como o nosso, você já deve ter pesquisado um pouco sobre a empresa em questão, não é mesmo?

Para ter empatia e marcar pontos com o recrutador durante a entrevista, é importante saber detalhes significativos sobre a empresa para a qual você está procurando trabalhar.

Pesquise na internet informações sobre as atividades que ela desenvolve e conheça as novidades da empresa em causa. 

Além disso, evoque alguns dados significativos e quantificados que demonstrem seu interesse pela empresa.

3. Por que você quer este trabalho?

Além da necessidade óbvia de um salário ou do prestígio da empresa que pode motivá-lo a ir à entrevista, esboce alguns outros motivos que o fazem desejar ocupar esse cargo. 

A empresa tem filiais em outros países e você é um amante de viagens? Você se identifica com os valores da empresa? O seu dinamismo em termos de comunicação motiva você? 

Como muitos aspectos são avaliados em você durante a conversa, é essencial que você use esse momento para mostrar ao recrutador que você tem interesse na empresa.

Lembre-se, a maioria das empresas está procurando pessoas que desejam enfrentar desafios que as façam sentir realizadas. Assim, a empresa sai ganhando.

4. Por que devemos confiar em você para este trabalho, em vez de em outro candidato?

Esta é a pergunta típica durante uma entrevista de emprego. Lembre-se da oferta a que se candidata e faça a ligação com os seus pontos fortes e os que correspondem à oferta em questão.

Se uma empresa procura um gestor, mencione as habilidades e / ou valores que o definem e que podem ser essenciais para esta função.

Tenha total honestidade e confiança e pense apenas em si mesmo. Isso será especialmente apreciado pela pessoa que lhe concederá a entrevista de emprego.

5. Quais são suas qualidades ou pontos fortes?

Aproveite para citar as qualidades que o diferenciam de outros candidatos. Você é um amante do trabalho? Você fala outra língua? Mesmo que essa informação esteja em seu currículo, você pode desenvolver esses pontos tomando cuidado para não ser ultrapassado pelo seu ego.

Lembre-se de que a resposta a esta pergunta deve ser personalizada de acordo com o cargo para o qual você está sendo entrevistado. 

As mesmas qualidades não são exigidas dependendo do setor de atividade ou da função desejada. Por exemplo, eles serão diferentes para trabalhar na área bancária ou na área médica.

6. Quais são suas falhas ou fraquezas?

Durante uma entrevista de emprego, esse tipo de pergunta ocorre muito e representa uma chance de ouro para mostrar total sinceridade.

Nem sempre é fácil refletir sobre si mesmo e ser vulnerável. Contudo, essa é uma das perguntas mais decisivas na hora da sua entrevista.

Imagine que você é um perfeccionista. Responda indicando um benefício que você obtém com isso. O que muitas pessoas veem como uma falha o ajuda a obter melhores resultados em seu trabalho.

Você pode, assim, transformar um defeito em qualidade. Se você não é competente em uma determinada área, responda com sinceridade, dizendo que gosta de aprender e que aceita humildemente que outras pessoas lhe ensinem conhecimentos específicos.

Atenção: se sua falta é a falta de pontualidade, não há vantagem a ganhar com isso. Portanto, escolha suas falhas para destacar.

Use a plataforma Jobtool

Se você está inseguro em relação a sua próxima entrevista de emprego, pode ficar tranquilo!

Nós, da Jobtool temos a ferramenta perfeita para você: um simulador de entrevista!

Dessa forma, você poderá treinar para suas próximas entrevistas de forma fácil e simples, preparando você para eventuais “pegadinhas” que possam surgir.

Conheça essa ferramenta de forma gratuita clicando aqui!

Gostou de saber mais sobre as respostas para entrevista de emprego? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!