Veja Como Se Destacar Em Um Processo de Recrutamento Remoto

Veja como se destacar em um processo de recrutamento remoto

Saiba todas as dicas sobre como você consegue ter destaque na sua próxima entrevista de emprego virtual

Com a pandemia do coronavírus mantendo a economia global em grandes dificuldades, a força de trabalho teve um grande impacto negativo ao redor do mundo, assim como os processos de recrutamento.

Algumas empresas decidiram congelar qualquer processo seletivo até que a situação melhore, mas muitas outras continuaram contratando novos funcionários com o objetivo de manter os negócios rodando e crescendo. 

De fato, em alguns casos, a pandemia fez com que a demanda por alguns profissionais crescesse bastante, como é o caso da área da saúde, tecnologia, serviços em geral, logística, entre outras. 

No entanto, medidas para conter o aumento de casos da Covid-19, como o distanciamento social e políticas de home office e trabalho remoto, fizeram com que as empresas tivessem de adaptar os processos seletivos para essa nova realidade, utilizando muita tecnologia e métodos virtuais, como vídeo conferências. 

Grandes empresas como Google, Amazon, Facebook, NuBank, Bradesco estão entre as empresas que moveram para um processo seletivo virtual, com entrevista remota, durante a pandemia. Plataformas de videoconferência como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, entre outras, tiveram um aumento substancial da quantidade de usuários e acessos. 

E com essa nova forma de realizar um processo seletivo, tanto os recrutadores quanto os candidatos precisam se adaptar a essa nova realidade. Sem o contato pessoal que muitas vezes é fundamental para avaliar um candidato, os recrutadores precisarão de novas habilidades para conseguirem selecionar os melhores candidatos e melhores talentos utilizando apenas a tecnologia. 

E os candidatos também precisarão saber como se destacar em um processo seletivo feito remotamente utilizando "apenas" seu currículo e entrevistas virtuais. E com o aumento do desemprego por conta da crise causada pela pandemia, a concorrência por vagas nessas empresas que continuam contratando tende a aumentar bastante. Por isso, é mais importante do que nunca os candidatos estarem preparados e conseguirem ganhar destaque no meio de tantos outros candidatos. 

Por isso, colocamos aqui nesse artigo algumas dicas básicas para que os candidatos consigam se preparar da melhor forma para o "novo normal" dos processos seletivos:

Teste sua conexão: Tenha certeza que sua internet e o programa de videoconferência estejam funcionando corretamente antes do início da entrevista.

Vista-se adequadamente: vestir-se para o sucesso não é menos importante para as entrevistas virtuais. Escolha a sua roupa da mesma forma que faria para uma entrevista presencial.

Organize o ambiente: Como a entrevista será virtual, o recrutador não irá analisar apenas você mas também o seu ambiente. Não deixe bagunça, objetos pessoais e nada que possa te constranger na frente de quem irá te entrevistar. 

Esteja preparado: Faça a lição de casa da mesma forma que faria para qualquer outra entrevista, treinando suas respostas para as principais perguntas e preparando as suas próprias perguntas ao recrutador. Você pode realizar esse treinamento de maneira exclusiva aqui na JobTool. Basta se cadastrar gratuitamente aqui.

Seja simpático: Faça contato visual, sorria com frequência e engaje-se na conversa com o seu entrevistador para demonstrar o seu entusiasmo em trabalhar na empresa e na vaga.

Evite distrações: Garanta que você estará totalmente engajado na conversa com o seu recrutador removendo qualquer distração que possa ter no seu ambiente, incluindo o seu celular.

Tenho certeza de que com essas dicas e com a ajuda da JobTool você estará ainda mais perto de conquistar o seu emprego dos sonhos, mesmo que virtualmente. Boa sorte!:)